MenuJC Concursos
Busca
Notícias | | Aulas Grátis | Provas anteriores | Simulados | Empregos | Brasil

Aplicativo para comparar preço dos combustíveis é proposto por Deputado; saiba mais

O deputado federal Júlio Lopes propôs a criação de aplicativo para comparar preço dos combustíveis no Brasil. Veja como irá funcionar a nova ferramenta

Jean Albuquerque | redacao@jcconcursos.com.br
Publicado em 11/05/2022, às 15h00

Aplicativo para comparar preço dos combustíveis é proposto por Deputado
Aplicativo para comparar preço dos combustíveis é proposto por Deputado - Freepik
WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmail

A Petrobras anunciou nesta semana mais um aumento nos preços do diesel, nas refinarias o reajuste chegou a 8,87%, o que significa que o valor nas refinarias passou de R$ 4,51 para R$ 4,91. O deputado federal Júlio Lopes (Progressista), encaminhou ao Ministro-Chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, uma Indicação Legislativa para criação de aplicativo para comparar preço dos combustíveis. Saiba mais. 

A ferramenta irá possibilitar ao usuário em tempo real verificar os preços dos combustíveis, assim como o valor de produtos comercializados em farmácias e mercados. 

Aplicativo para comparar preço dos combustíveis; saiba mais 

O aplicativo pode facilitar a vida da população, já que com a alta da inflação e o impacto nos preços dos produtos o consumidor poderá ter acesso a locais com menores preços. 

A ferramenta denominada como "Waze Preço Brasil", tem por objetivo ajudar no combate de preços abusivos, além de contribuir para uma melhor qualidade de vida dos cidadãos brasileiros. 

O deputado Lopes defende que a inovação possibilitará uma maior transparência nas práticas do mercado no país. “O usuário poderá fazer uma busca por geolocalização e escolher o estabelecimento que estiver oferecendo o produto mais em conta”.

O idealizador da plataforma online ainda explica que o aplicativo deve oferecer recompensas para os consumidores, como acontece com o programa Nota Legal, por meio de cashback ou sorteando prêmios para incentivar a adesão à tecnologia.   

Arrecadação sobre petróleo e combustíveis têm recorde em 2022

Segundo dados do Boletim de Arrecadação de Tributos Estaduais do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), o valor da arrecadação do ICMS em 2022 teve aumento de 12,9% em relação ao mesmo período do ano passado, quando arrecadou, quando a mesma arrecadação registrou 30,4 bilhões de reais. Este foi o maior número desde o início da série histórica do Confaz, em 1999.

Só para se ter uma ideia, nos primeiros meses de 2022, o Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre petróleo e combustíveis atingiu recorde. Entre janeiro de 2022 e abril de 2022, o ICMS chegou a arrecadar 34,3 bilhões de reais, um recorde que foi alcançado mesmo tendo os 18 estados e o Distrito Federal não registrado os dados do mês de abril.

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google News e acompanhe nossos destaquesSociedadeBrasil

Comentários

Voltar ao topo

+Mais Lidas

JC Concursos, o seu Jornal dos Concursos de sempre. Imparcial, independente, completo.