MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Após mudança de pasta, Márcio França fala em 'Ministério do Supermercado; Entenda

Durante aparição em evento público nesta segunda-feira (18), o novo ministro Márcio França ironiza surgimento de novo ministério no governo Lula

Novo ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França
Novo ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França - Agência Brasil
Jean Albuquerque

Jean Albuquerque

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 18/09/2023, às 18h42

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Após mudança de pasta e em seu primeiro evento público como ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França (PSB) ironizou, nesta segunda-feira (18), o surgimento de um novo ministério. 

França menciona que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) irá criar o "Ministério do Supermercado". A informação é da coluna Painel S.A., do Jornal Folha de S. Paulo, que está sob o comando temporariamente da jornalista Fernanda Brigatti. 

Segundo a publicação, França afirmou que: "o presidente Geraldo Alckmin, que está no exercício da função, pediu para que eu viesse aqui representá-los e dizer que, a partir de agora, vai ter um ministério novo no governo, o Ministério dos Supermercados".

+ Salário mínimo 2024: Qual o valor e quando começa a ser pago?

França realocado para dar espaço ao Centrão

Depois de perder o Ministério dos Portos e Aeroportos para o centrão, Márcio França foi realocado e marcou presença em um encontro da Abras (Associação Brasileira de Supermercados) em Campinas, São Paulo, nesta segunda-feira (18).

A nova pasta, por enquanto, permanece sem uma estrutura definida. A medida provisória que criou o ministério liderado por França foi publicada na última quarta-feira (13) e está em processo de tramitação no Congresso. 

Ainda não há clareza quanto à estrutura organizacional, composição de equipe ou orçamento próprio. França expressou a necessidade de alinhar com o presidente Lula qual será o enfoque principal da nova pasta, se será voltada para o cooperativismo ou a economia criativa.

No decorrer do dia, o ministro do Empreendedorismo planeja uma reunião com Geraldo Alckmin. Ele pretende discutir com o presidente em exercício se as decisões sobre o desenho e as prioridades do ministério serão tomadas imediatamente ou dependerão do retorno de Lula ao Brasil.

O presidente da República, por sua vez, está atualmente em Nova York, após uma passagem por Cuba, na qual participará da Assembleia-Geral da ONU (Organização das Nações Unidas).

França reconhece que este é um momento de negociação e "certa disputa" com outros órgãos do governo. No entanto, ele afirmou que já apresentou um esboço aos ministros Ester Dweck (Ministério da Gestão) e Alexandre Padilha (Relações Institucionais). 

Em suas palavras: "Eu disse ao presidente Lula que a gente aceitaria até o 'MEC', que é o Ministério Extraordinário da Conciliação. Em qualquer lugar que nos colocarem, estamos prontos para contribuir com decisões cruciais", acrescenta a coluna. 

+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.