O Brasil possui algumas das praias mais bonitas e visitadas do mundo, mas, infelizmente, algumas delas também são conhecidas por ataques de tubarão. Foram registrados três nos últimos 16 dias
O Brasil possui algumas das praias mais bonitas e visitadas do mundo, mas, infelizmente, algumas delas também são conhecidas pela aparição de tubarões em suas águas. Embora os ataques de tubarão sejam raros, é importante que os banhistas estejam cientes das praias em que esses animais são mais comuns e saibam como se proteger caso se deparem com um tubarão.
Nos últimos 16 dias, três pessoas foram atacadas por tubarão enquanto tomavam banho de mar. Todos os ataques ocorreram em Pernambuco, na Grande Recife, e apenas uma das vítimas não teve membro amputado. Os casos foram:
O banho de mar é proibido na praia de Piedade desde 2021, pelo Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit), da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco. A medida foi adotada face ao risco de ataques de tubarões no local.
Segundo a Agência Brasil, no trecho onde Kaylane e o garoto foram socorridos, próximo à igrejinha de Piedade, houve ao menos 15 ocorrências semelhantes desde 1992.
LEIA TAMBÉM
+Inscrições abertas para o Fies: saiba como conseguir financiamento para fazer faculdade
Especialistas recomendam que os banhistas adotem algumas medidas de precaução ao entrar no mar nessas praias e em qualquer outra. Confira abaixo algumas das principais orientações:
+Sistema Valores a Receber está congestionado e impede saque de dinheiro esquecido
Além disso, é importante ficar atento aos sinais de perigo e placas de aviso nas praias, que alertam sobre a presença de tubarões. Caso um banhista se depare com um tubarão, a recomendação é manter a calma e não fazer movimentos bruscos, que podem ser interpretados pelo animal como uma ameaça.
Por fim, é importante lembrar que os tubarões são animais fundamentais para a manutenção do equilíbrio dos oceanos e que o respeito e a conservação do meio ambiente marinho são essenciais para a preservação dessas e outras espécies marinhas. Portanto, não devem ser atacados.
+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasilMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.