Candidatos que enfrentaram problemas logísticos ou questões de saúde têm até esta sexta-feira (17) para solicitar reaplicação do Enem 2023; Saiba mais
Até esta sexta-feira, 17 de novembro, se encerra o prazo para requerer a reaplicação do Enem 2023 (Exame Nacional do Ensino Médio 2023) para os candidatos que enfrentaram contratempos logísticos ou questões de saúde, incluindo doenças infectocontagiosas.
Os candidatos que não compareceram ao exame devido à alocação em localidades a mais de 30 quilômetros do endereço residencial informado também têm o direito de solicitar a reaplicação.
+ Lula assina lei que vai dar celeridade aos processos do INSS
A submissão dos pedidos deve ser realizada por meio da Página do Participante. As novas datas para a realização das provas estão agendadas para os dias 12 e 13 de dezembro.
LEIA TAMBÉM
O Ministério da Educação estabelece que problemas logísticos, como comprometimento da infraestrutura (por exemplo, desastres naturais), falta de energia elétrica que prejudique a visibilidade da prova, falha no dispositivo eletrônico fornecido ao participante e erros no procedimento de aplicação, desde que causem prejuízo comprovado ao candidato, são situações que permitem a reaplicação.
Nos casos de ausência motivada por problemas logísticos, o Inep avaliará as solicitações com base nas intercorrências registradas. A fim de requerer a reaplicação do exame, o candidato deve acessar a Página do Participante e apresentar documentos que comprovem a necessidade, sendo importante destacar que os dados inseridos no pedido não podem ser modificados após o envio.
Quanto às doenças infectocontagiosas, como covid-19, tuberculose, coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, varíola, influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola e varicela, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) esclarece que os pedidos de reaplicação devem ser acompanhados por documentos comprobatórios, os quais serão analisados individualmente pelo Inep.
+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasilMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.