MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Atenção professores: abertas 4,7 mil vagas em cursos de mestrado

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) acaba de anunciar a abertura de 4.786 vagas em cursos de mestrado. Saiba como se inscrever

Óculos e pote com lápis de cor em cima de quatro livros empilhados ao lado do mapa do Brasil
Óculos e pote com lápis de cor em cima de quatro livros empilhados ao lado do mapa do Brasil - Divulgação
Mylena Lira

Mylena Lira

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 02/10/2023, às 23h06

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O Programa Profissionais da Educação Básica (Prof/ProEB), ligado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), acaba de anunciar a abertura de 4.786 vagas em cursos de mestrado voltadas especificamente para professores da educação básica atuantes em salas de aula.

Essa iniciativa visa impulsionar a formação continuada desses educadores e contribuir diretamente para a melhoria da qualidade da educação no Brasil, com oportunidades em vários estados do país.

Sete Programas Profissionais para Professores da Educação Básica (Prof/ProEB) lançaram seus editais de seleção, proporcionando diversas oportunidades para aqueles que desejam aprimorar suas habilidades pedagógicas. Os candidatos selecionados poderão iniciar suas atividades acadêmicas já no primeiro semestre de 2024.

+Inteligência Artificial pode ser o vilão de muitas carreiras profissionais

Cursos de mestrado: vagas disponíveis

As vagas estão distribuídas entre as seguintes áreas: Artes (301 vagas), Biologia (330), Física (710), História (672), Letras (721), Matemática (1.800) e Química (252). Cada seleção possui prazos e formas de inscrição específicas. Os detalhes podem ser consultados nos respectivos editais, disponíveis nas páginas de cada programa e também nos links a seguir:

+Greve do Metrô: confira quais linhas serão afetadas pela paralisação dos funcionários

Saiba mais sobre a iniciativa

Essa iniciativa faz parte de um conjunto de programas que visa fortalecer a formação dos professores da rede pública de educação básica em todo o país. Além dos programas que anunciaram vagas, existem também cursos de mestrado em Educação Física, Educação Inclusiva, Filosofia, Geografia e Sociologia. No total, são 15 mil alunos matriculados em 317 unidades de ensino distribuídas pelas cinco regiões do Brasil.

O Prof/ProEB, criado em 2011, oferece formação continuada em nível de mestrado e doutorado profissionais aos professores em exercício na rede pública de educação básica, com aulas semipresenciais. Os programas estão vinculados a instituições de ensino superior de renome nacional e têm como foco principal a melhoria da qualidade da educação básica no país.

Essa iniciativa representa um importante passo para a valorização e o aprimoramento dos educadores da rede pública, fortalecendo o sistema educacional brasileiro. Os interessados em participar das seleções devem consultar os editais dos programas de seu interesse e ficar atentos aos prazos de inscrição e critérios de seleção.

+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos. 

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.