MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Aumenta a procura de brasileiros por seguros de vida; desemprego seria uma das causas

O seguro de vida ambém possui outras coberturas que podem complementar o INSS. Comunicação ainda é um desafio para expansão do setor na sociedade

Comunicação ainda é um desafio para expansão dos contratos de seguros de vida na sociedade
Comunicação ainda é um desafio para expansão dos contratos de seguros de vida na sociedade - Divulgação/JC Concursos
Pedro Miranda

Pedro Miranda

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 07/03/2023, às 19h19 - Atualizado às 20h46

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Com o aumento de profissionais autônomos no Brasil, que atingiu a marca recorde de aproximadamente 25,7 milhões de pessoas no último trimestre de 2022, o setor de seguros de vida ganhou impulso. Segundo dados da Susep, a modalidade contabilizou um aumento de 15,1% no prêmio em 2022, em comparação com o ano anterior, saindo de R$ 23,4 bilhões para R$ 26,9 bilhões.

No setor, os prêmios são os valores pago pelo segurado às seguradoras para ter direito às coberturas. A FenaPrevi destaca que esse crescimento nos prêmios segue um ritmo de expansão observado desde 2020 e pode indicar uma maior preocupação da população em se prevenir contra momentos adversos, como o desemprego, especialmente devido à pandemia da Covid-19.

Apesar disso, a penetração do seguro de vida entre os brasileiros ainda é relativamente baixa, com estimativas de que apenas entre 15% e 17% da população tenha algum tipo de produto de vida. Comparativamente, o seguro para carros atinge cerca de 30% da frota nacional.

+++ Saque-aniversário do FGTS: governo Lula deve apresentar outra alternativa ao fim da medida

Comunicação ainda é um desafio para expansão dos contratos de seguros de vida na sociedade

Especialistas apontam que a comunicação é um dos principais desafios do setor de seguros de vida. Para enfrentar essa questão, as seguradoras têm buscado destacar que esse tipo de produto pode ser útil também em vida. Além da cobertura por morte, outras opções são oferecidas, como seguro resgatável, cobertura para despesas médicas e hospitalares, bem como diárias por incapacidade temporária ou invalidez.

O diretor do Bradesco Vida e Previdência, Bernardo Castello, afirmou ao InfoMoney que o seguro de vida não é apenas para proteção contra morte, mas também possui outras coberturas que podem complementar o INSS.

O uso do produto para planejamento financeiro, patrimonial e sucessório também tem ganhado destaque, uma vez que os valores pagos podem ser utilizados como reserva financeira. Com o seguro resgatável, o segurado pode resgatar parte ou o valor total acumulado no seguro em vida.

"O seguro de vida não é apenas uma proteção, é uma forma de cuidar da sua saúde financeira e da sua família em momentos de imprevisibilidade e incerteza", destaca Alberto Junior, CEO do Grupo Life Brasil para o InfoMoney.

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.