Governo Lula está analisando propostas para modificar a lei que autoriza o saque-aniversário do FGTS. A medida permite que o trabalhador possa utilizar parte do seu saldo para investimentos
O governo do presidente Lula está estudando propostas para modificar a lei que autoriza o saque-aniversário do FGTS - Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, segundo declarou o ministro do Trabalho, Luiz Marinho.
A medida foi implementada no governo de Jair Bolsonaro e permite que o trabalhador possa utilizar parte do seu saldo do FGTS para investir ou para outras finalidades, de acordo com sua necessidade e interesse. O trabalhador pode sacar parte do saldo de sua conta no FGTS todos os anos, no mês de seu aniversário.
Marinho afirmou que o governo irá apresentar opções e alternativas ao Congresso, mas evitou dar detalhes sobre o que será proposto. Ele falou sobre o assunto após participar de um almoço com congressistas e empresários na Frente Parlamentar do Empreendedorismo (FPE).
+++ Privatizações ameaçadas: BNDES deve frear projetos na área de saneamento
LEIA TAMBÉM
O ministro afirmou durante o almoço que a lei do saque-aniversário do FGTS está estabelecida, mas que o governo apresentará ao Congresso opções para mudanças significativas, inclusive a possibilidade de sua extinção. No entanto, ressaltou que a decisão final dependerá dos parlamentares.
Durante o evento, Luiz Marinho relatou que recebeu diversas queixas de trabalhadores que realizaram saques do FGTS, mas que, posteriormente, foram demitidos e não tiveram a oportunidade de resgatar o saldo restante.
No entanto, é importante destacar que essa opção não é obrigatória e que, ao escolhê-la, o trabalhador abre mão do direito de sacar o valor total do FGTS em caso de demissão sem justa causa. Além disso, o valor a ser sacado no aniversário depende do saldo disponível na conta do FGTS.
+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasilMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.