MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Aumento de salário: saiba pedir com abordagem racional e argumentos sólidos

Aprenda a abordar com confiança e argumentos sólidos a possibilidade de um aumento salarial com seu chefe, garantindo maior chance de sucesso. Veja detalhes

Muitas pessoas sentem-se desconfortáveis ao considerar ter essa conversa com o gestor
Muitas pessoas sentem-se desconfortáveis ao considerar ter essa conversa com o gestor - Divulgação/JC Concursos
Pedro Miranda

Pedro Miranda

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 22/05/2023, às 22h09

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Pedir um aumento salarialpode ser uma situação delicada para os funcionários que consideram estar exercendo uma função que deveria ser melhor remunerada. Marcos Tonin, diretor de projetos e coach executivo da Apoema Inteligência em Pessoas, destaca a importância de abordar essa questão com consciência, postura e racionalidade.

É crucial aguardar o momento certo antes de fazer o pedido. Guilherme Rego, fundador e diretor geral da Elevartis, ressalta que muitas empresas têm uma política de aumento por mérito, e é importante não se precipitar. Porém, se a empresa não possui essa política ou se o salário está abaixo do esperado em comparação com colegas que exercem a mesma função, não há problema em argumentar educadamente com o chefe.

Para ter sucesso nessa situação, é essencial considerar alguns pontos antes de abordar o chefe sobre a possibilidade de aumento salarial. Marcos Tonin destaca a importância de identificar o motivo do aumento, compreender por que se acredita que o aumento é merecido e investigar se há discrepâncias salariais entre colegas que desempenham a mesma função.

+++ Encceja 2023: Inscrições abertas para certificação de jovens e adultos no Brasil

Muitas pessoas sentem-se desconfortáveis ao considerar ter essa conversa com o gestor

É fundamental evitar usar a comparação com outros funcionários como argumento para solicitar o aumento. O foco deve estar no próprio mérito, demonstrando como o trabalho tem contribuído efetivamente para o crescimento da empresa e da área. Argumentos convincentes, embasados em dados e números que comprovem a eficiência do trabalho, aumentam as chances de sucesso.

Muitas pessoas sentem-se desconfortáveis ao considerar ter essa conversa com o gestor e acabam desistindo. No entanto, levantar argumentos coerentes aumenta as chances de alcançar o objetivo desejado. Portanto, é importante organizar os argumentos antes de abordar o assunto. Ser claro sobre o que se deseja, definir critérios e parâmetros para o aumento, apresentar resultados factíveis e solicitar uma reunião com o gestor são passos importantes.

Durante a conversa, é essencial questionar o gestor sobre o bom desempenho e o que ainda é necessário fazer para conquistar o aumento. É importante encarar os argumentos do gestor como estratégia e não como uma briga pessoal. Falar sobre fatos e resultados é mais efetivo do que se basear em possibilidades e emoções.

*** Com informações do portal IG

+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.