MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Auxílio Ampara: São Paulo pode conceder benefício a 50 órfãos de feminicídio

Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania divulga número de casos elegíveis para receber o Auxílio Ampara na cidade de São Paulo; veja como solicitar

Auxílio Ampara também depende da regularidade de vacinação
Auxílio Ampara também depende da regularidade de vacinação - Divulgação/JC Concursos
Pedro Miranda

Pedro Miranda

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 18/05/2023, às 19h13

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania informou que atualmente existem 50 casos na cidade de São Paulo que se enquadram nos requisitos do Auxílio Ampara. Esse benefício, no valor de até um salário mínimo (R$ 1.320), pode ser concedido a órfãos de vítimas de feminicídio.

Os pagamentos serão iniciados assim que as pendências de cadastro forem solucionadas e os casos forem confirmados pelo Sistema de Justiça e pelos serviços socioassistenciais.

Para receber o Auxílio Ampara, é necessário que o beneficiário tenha menos de 18 anos, resida na capital paulista, esteja matriculado em uma instituição de ensino do município, seja inscrito no CadÚnico e tenha frequência escolar mínima de 75%.

+++ Inep amplia acessibilidade em provas do Enem e Enceja 2023; veja o que muda

Auxílio Ampara também depende da regularidade de vacinação

Além disso, é preciso estar sob guarda de uma família ou tutela, com renda familiar total não superior a três salários mínimos. A concessão também depende da regularidade de vacinação e do monitoramento nutricional pelo Serviço de Assistência Social.

A lei prevê que o pagamento seja estendido até que o beneficiário complete 24 anos de idade. No entanto, é preciso comprovar situação de vulnerabilidade e estar matriculado em um curso de graduação reconhecido pelo Ministério da Educação.

O Projeto de Lei 525/2022, que criou o Auxílio Ampara, foi sancionado em outubro de 2022. As estatísticas recentes revelam um aumento nos casos de feminicídio e outras formas de violência contra mulheres no estado de São Paulo, ressaltando a importância desse tipo de apoio às vítimas.

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.