MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Inep amplia acessibilidade em provas do Enem e Enceja 2023; veja o que muda

Inep promove maior acessibilidade em exames nacionais com fonte ampliada e papel adaptado para pessoas com deficiência visual; confira os detalhes

Candidatos do Enem e Enceja 2023 poderão optar por cartão respostas ampliado
Candidatos do Enem e Enceja 2023 poderão optar por cartão respostas ampliado - Divulgação/JC Concursos
Pedro Miranda

Pedro Miranda

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 18/05/2023, às 16h59 - Atualizado às 17h42

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou uma importante atualização para as edições de 2023 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). Com o objetivo de promover a inclusão e igualdade de oportunidades para pessoas com deficiência visual, o Inep ampliou o tamanho da fonte nos cartões-resposta desses exames.

A medida visa proporcionar maior acessibilidade aos participantes com baixa visão, permitindo-lhes mais autonomia e igualdade de condições durante a realização das provas. Agora, todos os candidatos terão os cartões-resposta impressos em fonte de tamanho 18, em vez do tamanho padrão 12 utilizado anteriormente.

Além disso, haverá também uma alteração no tamanho do papel utilizado. Tanto os cartões-resposta quanto a Folha de Redação do Enem e do Encceja serão impressos em folhas do tipo A3, com dimensões de 297 x 420mm.

Para manter a semelhança com a folha regular (papel A4, com 297 x 210mm), a Folha de Redação ampliada conterá 25 linhas para o Encceja e 30 linhas para o Enem e o Encceja do Ensino Médio, com espaçamento de 1,5 cm.

+++ Novo sistema tributário irá favorecer o desenvolvimento do Nordeste

Candidatos do Enem e Enceja 2023 poderão optar por cartão respostas ampliado

Os candidatos poderão optar pelo cartão-resposta ampliado no momento da inscrição. No entanto, aqueles que fizerem essa escolha perderão o direito de ter auxílio para transcrição das respostas. Aqueles que optarem pelo cartão no tamanho regular ainda terão a opção de contar com o auxílio de um transcritor.

O Inep já havia realizado uma aplicação-piloto com a fonte ampliada no Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida), e agora está estendendo essa medida para o Enem e o Encceja.

A acessibilidade e a inclusão são temas prioritários para o Inep, que adotou a Política de Acessibilidade e Inclusão em 2000. Desde então, o Instituto tem oferecido atendimento especializado e recursos em exames e avaliações, visando garantir a igualdade de acesso aos programas educacionais brasileiros.

Pessoas com diferentes tipos de deficiência, como baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual, surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, transtorno do espectro autista, discalculia, gestantes, lactantes, idosos e pessoas com outras condições específicas, podem solicitar atendimentos especiais durante a inscrição nos exames.

Dentre os recursos de acessibilidade oferecidos pelo Inep para pessoas com baixa visão estão o auxílio para leitura (leitor), auxílio para transcrição (transcritor), prova com letras e figuras ampliadas ou superampliadas, sala de fácil acesso e leitor de tela, que utiliza uma voz sintetizada para descrever as imagens.

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.