Saiba quem vai receber o Auxílio Brasil, programa de transferência de renda, neste mês e como sacar o benefício. Valor fica disponível para resgate por até 120 dias
Mylena Lira | redacao@jcconcursos.com.br
Publicado em 17/03/2022, às 16h15
Amanhã (18), a Caixa Econômica Federal dará início ao pagamento do Auxílio Brasil do mês de março. Recebem nesta sexta-feira os beficiários com NIS final 1 (Número de Identificação Social). Na segunda, será a vez de quem tem NIS terminado em 2 e o repasse seguirá desta forma, com base no número da inscrição, até o dia 31, quando será concluído. Em fevereiro de 2022, 18 milhões de famílias foram contempladas pelo programa de transferência de renda.
Criado no final de 2021 em substituição ao Bolsa Família, o Auxílio Brasil visa a assistência financeira de núcleos familiares de baixa renda. Até dezembro de 2022, foi aprovada a concessão mínima de R$ 400 por mês. Vale ressaltar que a quantia fica disponível para saque por até 120 dias. No mês passado, foram injetados mais de R$ 7 bilhões na economia do país por meio do programa.
Tem direito a ganhar o Auxílio Brasil em março:
O Governo Federal considera como família o núcleo composto por uma ou mais pessoas que formem um grupo doméstico, com residência no mesmo domicílio e que contribuam para o rendimento ou que dele dependam para atendimento de suas despesas. Para calcular a renda familiar mensal total basta somar os rendimentos brutos auferidos por todos os membros. Chega-se à renda per capita (por pessoa) dividindo a soma total pelo número de indivíduos da família.
LEIA TAMBÉM
+Beneficiários do Auxílio Brasil tem direito a desconto na conta de luz; Entenda
A permanência no Auxílio Brasil dependerá de frequência escolar mensal mínima de 60% para crianças de 4 e 5 anos de idade e de 75% para famílias com estudantes de 6 a 21 anos. As famílias também deverão cumprir o calendário nacional de vacinação, fazer o acompanhamento do estado nutricional de crianças com até 7 anos incompletos, e do pré-natal para as gestantes.
O beneficiário selecionado pelo programa recebe a ajuda financeira por meio de Conta Poupança Digital aberta automaticamente, sem necessidade de comparecer à Caixa Econômica Federal, agente pagador.
A conta pode ser acessada pelo aplicativo CAIXA Tem, que permite realizar compras com o cartão de débito virtual, pagar boletos, contas de água, luz e telefone e fazer transferências. Também é possível efetuar saques sem cartão nos caixas eletrônicos da Caixa e nas lotéricas.
Existe, ainda, o cartão próprio do Auxílio Brasil. Quem não recebeu o cartão específico, pode sacar com o cartão do Bolsa Família, programa vigente até o ano passado.
+Não caia no golpe do Auxílio Brasil: é fake mensagem que circula no WhatsApp
O Auxílio Brasil usa os cadastros do Bolsa Família e do Cadastro Único. As famílias que já recebiam o Bolsa Família foram automaticamente incluídas no novo programa, sem necessidade de recadastramento.
Para integrar o CadÚnico basta comparecer ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo ou a um dos postos de atendimento do CadÚnico. É exigida a comprovação da situação de pobreza ou de extrema pobreza.
O pagamento é efetuado sempre nos últimos 10 dias do mês, seguindo a ordem de acordo com o dígito final do Número de Identificação Social (NIS). Caso não saiba qual é o seu NIS e queira conferir o número, basta consultar no aplicaivo "Meu CadÚnico", disponível para celular com sistema Android e iOS. Baixe aqui.
Veja abaixo as datas de repasse em março:
+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasilMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.