MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | youtube jc | Cursos Gratuitos

Auxílio Caminhoneiro de R$ 1.000,00 será antecipado; Saiba data do último depósito

O calendário original do Auxílio Caminhoneiro previa pagamento em 17 de dezembro. Porém, conforme divulgou a Caixa Econômica Federal, o depósito será feito de forma antecipada nesta semana

Homem faz sinal positivo na frente de caminhão
Homem faz sinal positivo na frente de caminhão - Divulgação
Mylena Lira

Mylena Lira

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 07/12/2022, às 15h09

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Transportadores autônomos de cargas com situação “ativo” no Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTR-C) da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e que realizaram a autodeclaração até 28 e novembro vão receber o Auxílio Caminhoneiro de R$ 1.000,00 de forma antecipada agora em dezembro.

O calendário original do benefício previa pagamento em 17 de dezembro. Porém, conforme divulgou a Caixa Econômica Federal, o depósito será feito no dia 10, próximo sábado. Portanto, a grana vai cair uma semana antes do cronograma incial.

Criado pela emenda constitucional que instituiu estado de emergência por causa da alta do preço dos combustíveis, o auxílio para motorista de caminhão, conhecido também como BEm-Caminhoneiro, será repassado somente até este mês. A partir de 2023, os profissionais não terão mais a ajuda financeira.

Quem pode receber o Auxílio Caminhoneiro?

Entre os requisitos para ganhar o benefício social estão:

  • ser caminhoneiro autônomo cadastrado no sistema da ANTT;
  • ter status "ativo" no Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTR-C);
  • ter Carteira Nacional de Habilitação (CNH) válida; e
  • estar com o CPF também válido.

Vale ressaltar que, independentemente do número de caminhões em nome do motorista, será pago somente um benefício por CPF. Além disso, o valor não é cumulativo com o auxílio taxista, caso o profissional desemprenhe as duas atividades.

O dinheiro é depositado em conta poupança social digital criada automaticamente pela Caixa Econômica Federal, banco responsável pelo depósito. A movimentação do recurso pode ser feita por meio do aplicativo Caixa Tem, o mesmo que permitia o uso do Auxílio Emergencial e dá acesso ao Auxílio Brasil. Pelo app, é possível comprar em lojas virtuais cadastradas, pagar contas domésticas e transferir a quantia para qualquer conta bancária, sem taxas.

+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.