MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Banco Central: alta dos combustíveis pode impactar no reajuste da taxa de juros; afirma Campos Neto

O reajuste nos preços dos combustíveis anunciado pela Petrobras pode ter um impacto de 0,40 ponto percentual na inflação entre agosto e setembro

Banco Central: alta dos combustíveis pode impactar no reajuste da taxa de juros; afirma Campos Neto
Freepik
Victor Meira

Victor Meira

victor@jcconcursos.com.br

Publicado em 16/08/2023, às 11h40

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

A recente alta nos preços dos combustíveis anunciada pela Petrobras trouxe preocupações não apenas para os consumidores, mas também para os especialistas financeiros e economistas. O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, revelou que esse reajuste pode ter um impacto significativo na inflação oficial nos próximos meses. 

Campos Neto estimou que o reajuste dos combustíveis terá um impacto de aproximadamente 0,40 ponto percentual na inflação oficial entre agosto e setembro deste ano. Esse impacto se deve ao aumento direto nos preços da gasolina, que afeta diretamente os índices de inflação. A alta nos preços dos combustíveis, especialmente da gasolina, pode levar a um aumento nos custos de produção, o que é um dos fatores que contribui para a inflação.

+Ipea Surpreende: julho registra deflação para famílias de renda muito baixa

Além do impacto direto nos índices de inflação, a alta dos combustíveis também pode ter efeitos indiretos na economia. O aumento nos preços dos combustíveis pode impactar diversos setores, como o transporte de mercadorias, o que pode resultar em aumento nos preços de produtos diversos. Isso cria um ciclo em que os custos aumentam em diferentes áreas, influenciando a inflação de maneira mais ampla.

O mercado financeiro reagiu sensivelmente a mudanças na inflação, pois elas podem influenciar a política monetária do país. Com a previsão de um aumento na inflação devido à alta dos combustíveis, os analistas do mercado financeiro podem revisar suas estimativas para a taxa básica de juros, a Selic. 

+Pesquisa Quaest: aprovação de Lula alcança melhor patamar do terceiro mandato

A elevação da Selic é uma medida adotada pelo Banco Central para controlar a inflação, tornando os empréstimos mais caros e desestimulando o consumo.

+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.