MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Banco do Brasil lança linha de crédito para caminhoneiros e produtores rurais; saiba mais

A linha de crédito do Banco do Brasil para caminhoneiros e produtores rurais terá juros reduzidos. A ferramenta permite o acesso a recursos adicionais

A linha de crédito do Banco do Brasil para caminhoneiros e produtores rurais terá juros reduzidos
A linha de crédito do Banco do Brasil para caminhoneiros e produtores rurais terá juros reduzidos - Agência Brasil

Pedro Miranda* | redacao@jcconcursos.com.br
Publicado em 07/04/2022, às 20h11

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O Banco do Brasil lançou nesta quinta-feira (7) uma linha de crédito para caminhoneiros e produtores rurais com juros reduzidos. A medida pretende remunerar produtores rurais, que preservem o meio ambiente, com a Cédula de Produto Rural (CPR-Preservação), além da linha de antecipação de fretes para os motoristas de caminhão.

A linha de antecipação de frete é semelhante a que a Caixa Econômica Federal lançou há dois meses. No caso do Banco do Brasil, os juros cobrados partirão de 1,79% ao mês, sendo a taxa final determinada com base no perfil do tomador.

A empresa conveniada ao Banco do Brasil cadastra no sistema o pagamento dos fretes futuros. Esses fundos serão fornecidos automaticamente aos caminhoneiros que podem esperar receber o frete a qualquer momento após o pagamento de juros.

A agência tem mais de 2,5 mil transportadoras como correntistas e mais de 132 mil caminhoneiros autônomos como clientes, segundo o presidente do Banco do Brasil, Fausto Ribeiro.

Ao considerar a renda média desses clientes, Fausto destaca o potencial de R$ 8 bilhões por ano em fretes antecipados. “O Banco do Brasil está de braços abertos para receber todos os caminhoneiros e empresas do segmento para abrir as contas”, declarou Ribeiro, durante o evento de lançamento.

+++Eleições 2022: quem mora no exterior precisa votar; 21 países ganham novas seções

Produtores rurais poderão monetizar área preservada

Para apoiar os produtores rurais na proteção do meio ambiente, o Banco do Brasil lançou o CPR-Preservação. Nesse tipo de crédito, os produtores poderão rentabilizar as áreas protegidas em sua propriedade, lastreadas na vegetação nativa da propriedade rural. De acordo com o BB, a nova ferramenta permitirá que os produtores tenham acesso a recursos adicionais para cobrir os custos de produção e conservação.

Na avaliação do banco, os novos títulos verdes vão valorizar os produtos rurais. Ribeiro disse que a nova ferramenta foi viabilizada por conta da nova Lei do Agronegócio, de 2020, e um decreto emitido no ano passado estabelecendo padrões mínimos de negociação para títulos verdes. 

O presidente do BB destacou que o novo instrumento é inovador. “O Banco do Brasil estabelece um marco. Cria um parâmetro de repercussão mundial quando se fala em desenvolvimento do agronegócio e proteção do meio ambiente".

Na perspectiva do Ministro da Economia, Paulo Guedes, a Cédula de Produto Rural é tão inovadora que o Brasil discute a inclusão da ferramenta nas diretrizes ambientais da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), grupo que reúne as economias mais industrializadas do planeta.

*Estagiário sob supervisão do jornalista Jean Albuquerque

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.