Dados do Auxílio Brasil (Bolsa Família) podem ser atualizados até esta sexta-feira (11); benefício pode ser suspenso caso exigência não seja cumprida
Os beneficiários do Auxílio Brasil (Bolsa Família) têm até esta semana para atualizar os dados do Cadastro Único (CadÚnico), caso o procedimento não seja realizado, os benefícios poderão ser bloqueados.
Ao menos 263 mil famílias que estão com as informações desatualizadas em novembro têm até esta sexta-feira (11) para normalizar a situação. Neste caso, foram convocadas para a revisão cadastral mais de 1,4 milhão de famílias que estão inscritas no CadÚnico, de acordo com o governo 757 mil beneficiários do programa de transferência de renda.
O prazo iria terminar no dia 14 de outubro, mas foi prorrogado por mais 30 dias por conta das grandes filas nos postos de atendimento nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) dos municípios do país.
Esse procedimento é realizado todos os anos pelo governo federal. São convocadas pelo extrato de pagamento do benefício ou conta de energia as famílias que estão com as informações desatualizadas. Pelas regras do benefício, a revisão cadastral deve ser feita a cada dois anos.
LEIA TAMBÉM
A atualização é obrigatória no caso de atualização da renda, mudança de endereço, atualização do estado civil, nascimento, adoção ou morte de membro da família do beneficiário. Se o beneficiário ficar mais de quatro anos sem atualizar as informações, o registro pode ser apagado do CadÚnico.
+ Precatórios usados na compra de imóveis da União? Entenda
Por meio do aplicado do CadÚnico, o beneficiário do Auxílio Brasil pode consultar a situação cadastral. O App está disponível para os sistemas Android e iOS. Caso os dados estejam corretos, os usuários podem confirmar a atualização pelo próprio aplicativo.
Se for necessário a alteração de alguma informação no cadastro, o beneficiário terá que se dirigir a um posto de atendimento do programa social na sua cidade. Veja lista de documentos que o responsável da Unidade Familiar (RF) deve levar para realizar o procedimento:
O calendário do auxílio começa a partir do dia 17 de novembro. O governo Bolsonaro ainda não confirmou se irá antecipar as datas em novembro. Até o momento não existe nenhum indicativo neste sentido. Confira todas as datas:
+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasilMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.