MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Biometano: governo lança incentivo para combustível que pode substituir gasolina. Entenda

O governo federal anunciou nesta segunda-feira (21) medidas de incentivo para a produção do biometano; combustível pode substituir a gasolina. Confira

Governo lança incentivo para biometano, combustível que pode substituir gasolina
Governo lança incentivo para biometano, combustível que pode substituir gasolina - Agência Brasil

Jean Albuquerque | redacao@jcconcursos.com.br
Publicado em 21/03/2022, às 16h40

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Os brasileiros têm sofrido recentemente com as altas nos preços dos combustíveis, a gasolina em alguns estados chega a custar mais de R$ 8 reais. Neste cenário, é preciso pensar em alternativas mais baratas que possam substituir diesel e gasolina. Com isso, o governo federal participou nesta segunda-feira (21) do lançamento de medidas de incentivo  ao uso sustentável do biometano

O combustível renovável é obtido pela purificação do biogás e pode substituir o gás natural, o diesel e a gasolina.O investimento previsto é maior que R$ 7 bilhões, possibilitando a geração de pelo menos 6.500 empregos, na construção e operação das novas unidades.

+ Valores a Receber: Banco Central libera agendamento de saque para último grupo

Governo lança incentivo para produção de biometano. Entenda 

A criação do Programa Nacional de Redução de Metano, o Metano Zeno, pode representar avanços na geração e no aproveitamento de biometano produzido com os resíduos urbanos e rurais. O ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, que assinou a portaria que possibilita a criação do programa falou sobre os benefícios da medida. 

“O programa Metano Zero trata o lixo da cidade, o lixo do campo. São resíduos de aves, suínos, cana de açúcar, laticínios e aterros sanitários. Tudo isso para gerar o biogás, que gera energia, e o biometano, que gera o combustível para veículos pesados. Teremos a oportunidade de andar em caminhões, tratores e ônibus movidos a biometano, reduzindo o custo de combustível”, afirma. 

Também foi assinada a portaria, pelo ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, que inclui os investimentos em biometano no Regime Especial de Incentivos para o Desenvolvimento de Infraestrutura (Reidi). Neste caso, serão isentos de cobranças de PIS/Cofins a aquisição de máquinas, materiais de construção e equipamentos. A medida contribui para a construção de novas plantas de produção do biocombustível, o que pode gerar na ampliação da oferta, além de causar impacto positivo na sustentabilidade energética e ambiental.  

Geração de empregos e construção de novas unidades 

Segundo informações do governo federal, a inserção do biometano possibilita a criação de novas plantas para a produção de combustível, acarretando em uma maior oferta do produto e na diminuição da emissão de gases poluentes. O intuito é construir 25 novas plantas em estados brasileiros. Confira lista:

  • São Paulo;
  • Rio Grande do Sul;
  • Santa Catarina;
  • Goiás;
  • Mato Grosso;
  • Mato Grosso do Sul.

O presidente Jair Bolsonaro (PL) esteve na cerimônia e afirmou que o país poderá ter a capacidade de ter quatro vezes o que recebe a Bolívia em gás, sem ter a necessidade de efetuar o pagamento de impostos. 

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.