MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Biscoitos doces e wafers ultrapassam limite de açúcar, revela Anvisa

Monitoramento foi feito por meio da coleta e análise de amostras em colaboração com as vigilâncias sanitárias estaduais, municipais e do Distrito Federal. Veja detalhes

Anvisa ressalta a importância de medidas eficazes para a redução do consumo de sódio e açúcares
Anvisa ressalta a importância de medidas eficazes para a redução do consumo de sódio e açúcares - Canva/JC Concursos
Pedro Miranda

Pedro Miranda

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 14/03/2024, às 17h58

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Um relatório recente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) revelou que aproximadamente 28% dos produtos industrializados monitorados entre 2020 e 2021 não alcançaram as metas estabelecidas para a redução de sódio. As categorias mais críticas incluem biscoitos salgados, bolos prontos sem recheio, hambúrgueres, e outros alimentos.

📲 Junte-se ao canal de notícias do JC Concursos no WhatsApp

Embora o relatório aponte progresso encorajador em algumas áreas, como biscoitos doces, batatas fritas, e cereais matinais, a Anvisa destaca que ainda há desafios persistentes na redução do teor de sódio em alimentos industrializados.

O Brasil enfrenta dificuldades em atingir as metas regionais estabelecidas para a diminuição do consumo de sódio, destacando uma menor adesão em comparação com outros países da América Latina e do Caribe.

Anvisa ressalta a importância de medidas eficazes para a redução do consumo de sódio e açúcares

Além disso, o relatório abordou o monitoramento do teor de açúcares em alimentos industrializados em 2021, constatando que 81,8% das categorias avaliadas estavam nos limites definidos. No entanto, biscoitos doces sem recheio e biscoitos tipo wafers não atingiram as metas estabelecidas para o teor de açúcares, evidenciando a necessidade de melhorias nesse segmento.

Diante desses resultados, a Anvisa ressalta a importância de políticas públicas eficazes para a redução do consumo de sódio e açúcares, bem como a promoção de uma alimentação saudável. A implementação de estratégias educativas, regulamentação e fiscalização são consideradas cruciais para proteger a saúde da população e prevenir doenças crônicas não transmissíveis.

O monitoramento desses alimentos foi realizado por meio de coleta e análise de amostras em estabelecimentos comerciais, seguindo um plano amostral nacional predefinido. A Anvisa trabalhou em colaboração com as vigilâncias sanitárias estaduais, municipais e do Distrito Federal para conduzir essas atividades, garantindo a segurança alimentar dos consumidores brasileiros.

 + Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.