MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Boletim Focus: mercado diminui pessimismo com inflação e projeta PIB mais alto

Com a indicação de estabilidade da inflação, o Boletim Focus manteve a projeção da taxa Selic em 12,75% ao ano, um pouco menor que a taxa atual

Boletim Focus: mercado diminui pessimismo com inflação e projeta PIB mais alto
Freepik
Victor Meira

Victor Meira

victor@jcconcursos.com.br

Publicado em 06/03/2023, às 10h51

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O mercado financeiro diminuiu o pessimismo em relação ao Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerada a inflação oficial do Brasil, por meio dos dados do Boletim Focus. No documento publicado nesta segunda-feira (06), os economistas interromperam o movimento de alta da inflação e a deixaram estável com uma taxa de 5,90%. 

A estabilidade das taxas também foi observada nos anos de 2024 e 2025, com 4,02% e 3,80%, respectivamente. 

Este número está bem acima da meta de inflação definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), que é de 3,25%, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Logo, o limite inferior é de 1,75% e o superior de 4,75%.

+Antena parabólica digital gratuita está disponível para famílias de 439 cidades

Por outro lado, o mercado aumentou a expectativa de crescimento da economia avaliada pelo Produto Interno Bruto (PIB). Pela terceira semana consecutiva, as instituições financeiras elevaram a projeção do PIB que está agora em 0,85%, ante o 0,84% da semana passada. Há um mês, este número era de 0,79%. Para 2024 e 2025, os economistas mantiveram os mesmos números da semana passada, com uma alta de 1,50% e 1,80%, respectivamente. 

Boletim Focus: Selic e dólar

Com a avaliação de uma estabilidade na inflação, o mercado manteve  pela terceira semana consecutiva a previsão de 12,75% ao ano da Selic, a taxa básica de juros. Atualmente, ela está em 13,75%, sendo a maior dos últimos sete anos. 

Para o ano que vem, os economistas mantiveram a expectativa de uma Selic de 10% ao ano. Mesmo movimento observado em 2025, com uma taxa de 9%. 

+Pix Open Finance: ferramenta facilita pagamento de empréstimo; Saiba como funciona

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem sido bastante crítico com a manutenção da Selic neste patamar. Inclusive, em algumas ocasiões, ele provoca o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, por conta dos juros. 

Já o dólar se manteve estável. O mercado financeiro avalia que o dólar deve fechar o ano em R$ 5,25, a mesma projeção das últimas cinco semanas. Para 2024, os economistas esperam que a moeda norte-americana fique em R$ 5,30, a mesma projeção da semana passada.

+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.