MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Boletim Focus: mercado financeiro reduz estimativa de inflação em 2023

O Boletim Focus reúne as projeções dos principais indicadores econômicos do Brasil das maiores instituições financeiras do país

Prédio do Banco Central
Prédio do Banco Central - Agência Brasil
Victor Meira

Victor Meira

victor@jcconcursos.com.br

Publicado em 08/05/2023, às 10h09

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Segundo o Boletim Focus divulgado nesta segunda-feira (8) pelo Banco Central (BC), a previsão do mercado financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerada a inflação oficial do país, caiu de 6,05% para 6,02% este ano após o Banco Central manter a taxa básica de juros da economia em 13,75%. 

Para 2024, a projeção da inflação ficou em 4,16%, enquanto para 2025 e 2026, as previsões são de inflação de 4% para ambos os anos.

O IPCA de abril será divulgado pelo IBGE na próxima sexta-feira (12).

+Ainda faz uso de cheque? Confira as mudanças para aumentar a segurança

A estimativa de 6,02% para 2023 ainda está acima do teto da meta de inflação perseguida pelo Banco Central, definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) em 3,25% para 2023, com um intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. 

No entanto, a projeção para 2024 está dentro do intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual, mas acima do centro da meta prevista, fixada em 3%.

Para alcançar a meta de inflação, o Banco Central utiliza como principal instrumento a taxa básica de juros, a Selic, definida em 13,75% ao ano pelo Comitê de Política Monetária (Copom). 

A decisão do Copom na semana passada de manter a taxa básica de juros era esperada pelo mercado financeiro, com a previsão de que ela se mantenha nesse patamar até, pelo menos, a reunião do Copom de agosto. A expectativa do mercado para o fim de 2023 é de que a Selic encerre em 12,5% ao ano.

+STF transforma golpistas de 8/1 em réus; Quantos anos podem pegar de prisão?

Boletim Focus mantém outros indicadores estáveis

O Boletim Focus ainda mantém a expectativa de crescimento da economia brasileira em 1% este ano, mesma projeção da semana anterior. Para 2024, a expectativa para o Produto Interno Bruto (PIB) é de crescimento de 1,4%, enquanto para 2025 e 2026, o mercado financeiro projeta expansão do PIB em 1,8%. 

Em relação ao dólar, o mercado financeiro manteve estável a previsão do dólar em R$ 5,20 para o fim deste ano. Para o fim de 2024, a previsão é de que a moeda americana fique em R$ 5,25.

+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.