Presidente Lula sanciona lei que garante indenizados por barragem de receber Bolsa Família 2024 mesmo renda ultrapassando limite máximo do programa
A lei sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) garante que famílias afetadas por desastres com barragens não serão excluídas de programas sociais, como o Bolsa Família 2024 e o Benefício de Prestação Continuada (BPC), mesmo que a renda familiar ultrapasse o limite máximo do programa.
A indenização recebida por vítimas de desastres com barragens não será considerada renda familiar para fins de inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). A lei que garante essa medida foi sancionada pelo presidente Lula no dia 15 de janeiro de 2024.
📲 Junte-se ao canal de notícias do JC Concursos no WhatsApp
A lei, que altera a Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), foi aprovada pelo Congresso Nacional em outubro de 2023. O objetivo da medida é evitar que pessoas indenizadas sejam excluídas de programas sociais por conta do aumento artificial na renda.
LEIA TAMBÉM
Com a nova lei, o recebimento de parcelas do Bolsa Família ou do BPC não será interrompido, mesmo que a soma de ganho regular com indenização ultrapasse o limite máximo de renda familiar no programa.
+ SAIU A LISTA! Consulta calendário de janeiro do Bolsa Família 2024 usando o CPF
Para saber a data exata de pagamento do Bolsa Família em janeiro de 2024, os beneficiários devem verificar o dígito final do Número de Identificação Social (NIS). O NIS é um número de 11 dígitos, fornecido pelo governo federal.
Após verificar o dígito final do NIS, os beneficiários devem consultar o calendário abaixo para saber a data de pagamento do benefício. Veja as datas de janeiro:
Para receber o auxílio, às famílias precisam cumprir as exigências listadas abaixo, veja:
+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasilMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.