MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Bolsonaro revela quem vai ser seu vice nas eleições 2022; Confira nome

Faltando pouco mais de 90 dias para as eleições 2022, Bolsonaro escolhe militar como vice. O anúncio foi recebido de forma negativa por parte dos aliados do presidente, pois ignorou indicação do centrão

Eleições 2022: Bolsonaro fala em microfone e sorri
Eleições 2022: Bolsonaro fala em microfone e sorri - Divulgação

MYLENA LIRA | REDACAO@JCCONCURSOS.COM.BR
Publicado em 27/06/2022, às 21h19

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

As eleições 2022 serão disputadas no dia 2 de outubro, data do 1º turno. Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é o candidato melhor colocado nas pesquisas de intenções de votos para ocupar a presidência da República mais uma vez e tem como vice o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin. Bolsonaro (PSL), por sua vez, não havia definido ainda quem o acompanharia. Porém, revelou ontem (26) o nome de um novo militar para ocupar o cargo de vice-presidente.

O anúncio foi recebido de forma negativa por parte dos aliados do atual presidente, principalmente pelos partidos do centrão. A decisão não foi articulada com a ala política e, diferentemente do esperado, o ex-capitão do Exército não convidou a ex-deputada e ex-ministra da Agricultura Tereza Cristina (PP) para integrar sua chapa à reeleição.

Os defensores de Tereza viam nela uma forma de atrair mais votos de mulheres, público com o qual Bolsonaro tem pouca entrada. Contudo, não é possível dizer que a escolha do político tenha surpreendido. Pelo contrário, o nome divulgado durante uma entrevista ao programa 4x4, exibido no Youtube, era previsível.

+Licenciamento de veículo em SP começa em julho; Veja calendário e como licenciar online

Vice de Bolsonaro é revelado

"Pretendo anunciar nos próximos dias o general Braga Netto como vice", confirmou o presidente durante a entrevista, conforme publicou o UOL. Em abril, Bolsonaro já havia sinalizado a intenção de ter o militar da reserva como seu vice, em substituição ao Mourão.

Braga Netto se filiou ao PSL neste ano e saiu do Ministério da Defesa dentro do prazo exigido para conseguir disputar as eleições 2022, conforme determina a legislação eleitoral. Porém, diante do desempenho ruim nas últimas pesquisas, que indicaram a necessidade de melhorar a imagem de Bolsonaro junto ao público feminino, o nome de Tereza passou a ser incentivado pelo centrão e cogitado pelo presidente.

+Vence hoje a última parcela do IPVA 2022 em SP; Veja penalidades para quem não pagar

Lula venceria no 1º turno

De acordo com a pesquisa Datafolha, divulgada na última quinta-feira (23), o ex-presidente Lula derrotaria Bolsonaro já no 1º turno das eleições 2022. O petista apareceu com 47% das intenções de votos e o chefe do executivo atual com 28%. Na sequência, figuram:

  • Ciro Gomes (PDT), com 8%;
  • André Janones (Avante), com 2%;
  • Simone Tebet (MDB), com 1%;
  • Pablo Marçal (Pros), com 1%;
  • Vera Lúcia (PSTU), também com 1%.

Entre as mulheres, a vantagem de Lula sobre Bolsonaro é ainda maior: 49% contra 21%. Ao retirar da contagem os votos brancos e nulos, levando em conta apenas os votos válidos, o petista fica com 53% e Bolsonaro, 32%. Portanto, nesse cenário, Lula ganharia já no 1º turno.

+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.