MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Brasil e China assinam 15 acordos comerciais e de parceria durante visita de Lula a Pequim

Lula e o presidente da China tiveram um encontro privado. Além disso, um jantar em homenagem à Lula foi oferecido pelo presidente chinês; veja detalhes

Brasil foi incluído na lista de destinos autorizados para viagens turistas chineses
Brasil foi incluído na lista de destinos autorizados para viagens turistas chineses - Agência Brasil
Pedro Miranda

Pedro Miranda

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 14/04/2023, às 18h03

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Nesta sexta-feira (14), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente da China, Xi Jinping, assinaram 15 acordos comerciais e de parceria em Pequim. Durante a reunião ampliada com ministros e assessores de ambos os países, Lula e Xi Jinping discutiram temas bilaterais e a negociação para encerrar a invasão da Ucrânia pela Rússia.

Além disso, eles tiveram um encontro privado e um jantar em homenagem à Lula foi oferecido pelo presidente chinês. Os acordos assinados entre os dois países incluem cooperação espacial, pesquisa e inovação, economia digital, combate à fome, intercâmbio de conteúdos de comunicação e facilitação de comércio.

Um dos acordos prevê o desenvolvimento do CBERS-6, um satélite que permitirá o monitoramento de biomas como a Floresta Amazônica mesmo com nuvens. Outros documentos assinados tratam de certificação eletrônica para produtos de origem animal e dos requisitos sanitários e de quarentena para exportação de carne do Brasil para a China.

+++ Simone Tebet alerta sobre dificuldade na máquina pública caso o teto de gastos seja mantido

Brasil foi incluído na lista de destinos autorizados para viagens turistas chineses

O Brasil é o maior fornecedor de carne bovina para o país asiático e 60% da produção brasileira são vendidos para a China. Durante a visita do presidente brasileiro, o setor empresarial também anunciou 20 novos acordos em áreas como energias renováveis, indústria automotiva, agronegócio, linhas de crédito verde, tecnologia da informação, saúde e infraestrutura.

Esses acordos somam-se aos anunciados durante o Seminário Econômico Brasil-China, realizado em março, totalizando mais de 40 novas parcerias. Além disso, o Brasil foi incluído na lista de destinos autorizados para viagens de grupos de turistas chineses, representando uma grande oportunidade para o crescimento do fluxo de visitantes entre os dois países.

Antes da assinatura dos acordos, Lula e a comitiva brasileira participaram de uma cerimônia de deposição de flores no monumento aos Heróis do Povo, na Praça da Paz Celestial.

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.