MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Brasil Participativo para orçamento 2024: saiba, passo a passo, como participar

Governo lançou o Brasil Participativo, programa que permite a população brasileira manifestar sua opinião sobre as prioridades de investimento

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) - Agência Brasil - Brasil Participativo
Jean Albuquerque

Jean Albuquerque

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 15/05/2023, às 15h45

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O programa Brasil Participativo foi lançado pelo Governo Federal no último dia 11 de maio, na cidade de Salvador, no Estado da Bahia. A plataforma que permite a população brasileira manifestar sua opinião sobre as prioridades de investimento em políticas públicas para os próximos quatro anos. 

Durante o período entre 11 de maio e 10 de junho de 2023, a sociedade tem o direito de escolher programas e apresentar propostas. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ressaltou a importância de priorizar os programas sociais no orçamento do próximo ano e convidou até mesmo aqueles que o criticam a participarem da consulta popular.

"É crucial que todos compreendam que nem todas as ações serão aprovadas, e em alguns casos, nenhuma delas, porque a aprovação depende do Congresso Nacional. No entanto, é fundamental que o Congresso entenda que o orçamento não pertence exclusivamente à ministra Simone Tebet ou ao governo. O Congresso deve reconhecer que o orçamento reflete a vontade do povo", afirmou o presidente.

+ BNDES aprova financiamento recorde de investimentos em energia renovável

Saiba o passo a passo

  • Para ter acesso à plataforma Brasil Participativo, ao clicar neste link, é necessário criar uma conta no Gov.Br ou baixar o app. Se você já tem conta, é só entrar com seu login e senha, em seguida fazer suas escolhas e propostas.
  • Para escolher um programa de governo, o usuário deve estar logado em sua conta Gov.Br e, logo após, clicar no botão “Participar” ou no item de menu “Escolher programas”, em seguida, clique em “Votar” nas 3 propostas que você julgar mais importantes para a sua região;
  • Para fazer uma proposta ao governo, logado a sua conta Gov.Br, você deve clicar no menu “Fazer propostas ao governo”. Depois clique no botão “Nova proposta”. Em seguida, escreva o título e a sua proposta, escolha a categoria e clique em “Visualizar”. Você também pode anexar arquivos e links à sua proposta. Depois, é só “Publicar” e compartilhar nas suas redes sociais. Você pode fazer até 3 propostas;
  • O sistema passa a ficar disponível até o dia 10 de julho;
  • Em caso de dúvida, envie um e-mail para: participacaosocial@presidencia.gov.br. 

A plataforma foi desenvolvida em colaboração com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, com o apoio da Dataprev, da comunidade Decidim-Brasil e da Universidade de Brasília (UnB). 

+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.