MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Brasil registra aumento expressivo nos casos de chikungunya, dengue e zika em 2023

Veja os principais sintomas da dengue, zika e chikungunya e como prevenir. As três doenças são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti

As três doenças são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti
As três doenças são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti - Divulgação/JC Concursos
Pedro Miranda

Pedro Miranda

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 26/04/2023, às 22h33

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

De acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde, o número de casos prováveis de chikungunya no Brasil aumentou 35% em relação ao mesmo período do ano passado, totalizando 83.942 casos registrados até o dia 24 de abril em mais de 2 mil municípios.

Além disso, foram registrados 19 óbitos e 35 casos ainda estão em investigação. A região Sudeste apresenta o maior coeficiente de incidência, sendo que Tocantins, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Espírito Santo são os estados com maiores números de casos.

A dengue também apresentou um aumento de 25% em relação ao mesmo período do ano anterior, com 864.147 casos prováveis em mais de 4,5 mil municípios e 291 óbitos. Já os casos de zika cresceram 289%, com 6.295 casos prováveis registrados em 538 municípios.

+++ Governo anuncia retomada do programa de reforma agrária para evitar conflitos no campo

Veja os principais sintomas da dengue, zika e chikungunya e como prevenir

As três doenças são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, e os principais sintomas incluem febre alta, dores intensas nas articulações e erupções avermelhadas na pele. Não há tratamento antiviral específico para as doenças, e o controle dos sintomas é a medida mais indicada. Hidratação e repouso são essenciais para a recuperação.

Para prevenir a proliferação dos mosquitos transmissores, é importante que caixas d'água e outros reservatórios estejam devidamente tampados, folhas e sujeiras que possam gerar acúmulo de água nas calhas sejam retiradas, pneus sejam guardados em locais cobertos e garrafas sejam guardadas com a boca virada para baixo.

A limpeza periódica em ralos, canaletas e outros tipos de escoamentos também é importante. Medidas de prevenção individual, como o uso de repelentes e inseticidas, roupas que minimizem a exposição da pele e instalação de mosquiteiros, também são recomendadas.

Em março, o Ministério da Saúde instalou o Centro de Operações de Emergências (COE) para elaborar estratégias de controle e redução de casos graves e óbitos relacionados às arboviroses.

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.