MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Brasileiros elegem culpado pela alta dos combustíveis; revela pesquisa

Nova pesquisa realizada pelo instituto Genial/Quaest e divulgada nesta quarta (5) revela que brasileiros já sabem quem culpar sobre alta dos combustíveis

Presidente Jair Bolsonaro (PL) durante fala em evento
Presidente Jair Bolsonaro (PL) durante fala em evento - Getty Images - Alta dos Combustíveis

Jean Albuquerque | redacao@jcconcursos.com.br
Publicado em 06/07/2022, às 17h42

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

A nova pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (6) revelou que os brasileiros já elegeram um culpado quando o assunto é a alta dos combustíveis. A constante elevação de preços tem travado uma disputa política pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) contra o ICMS — imposto estaduais, política de preços da Petrobras, governos passados e a guerra da Ucrânia. Saiba mais detalhes. 

Mesmo tendo travado uma batalha para baixar os preços dos combustíveis, 25% dos eleitores consideram Bolsonaro culpado pelos altos preços nos postos de todo o país. No geral, 20% dos brasileiros acreditam que a Petrobras é a responsável pelo aumento dos combustíveis, no mês anterior o percentual chegou a 16%. 

+++ Redução do ICMS para empresa que igualar gênero em contratação? Entenda

Bolsonaro tem criticado política de preços da estatal 

Nos últimos meses, a política de preços da estatal, classificada como Preço de Paridade de Importação (PPI) e a margem de lucro gerada por ela, tem sido alvo de críticas do presidente nos últimos meses. Por conta da constante alta dos combustíveis, Bolsonaro trocou o comando do Ministério de Minas e Energia e da própria petroleira, além de ameaçar instalar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) no sentido de investigar a companhia por conta de mais um reajuste de preços.  

Entretanto, mesmo com os ataques do presidente a governadores e aos impostos estaduais, como o ICMS, 13% dos brasileiros os consideram culpado, uma diferença que chegou a um ponto a menos em relação ao mês passado. Ainda em junho, Bolsonaro sancionou o projeto que fixa a alíquota de cobrança do ICMS sobre combustíveis, energia e telecomunicações em até 17%. 

Eleitores afirmam acreditar que Bolsonaro não está fazendo o que pode para impedir alta de preços 

O percentual de 10% dos entrevistados acreditam que a guerra entre a Rússia e a Ucrânia é culpada. Outros 8% responsabilizam a alta do dólar e apenas 2% os donos de postos de combustíveis. 

Ainda de acordo com a pesquisa, 52% dos eleitores brasileiros afirmaram acreditar que Bolsonaro não está fazendo o que pode para impedir a alta dos combustíveis, já 42% pensam o contrário. 6% não sabem ou não responderam. 

O levantamento realizado pelo Genial/Quaest ouviu entre os dias 29 de junho e 2 de julho mais de 2.000 eleitores com 16 anos ou mais. A pesquisa tem margem de erro de dois pontos percentuais para cima ou para baixo em um nível de confiança de 95%. Sendo registrada com o número BR-01763/2022 na Justiça Eleitoral.

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.