MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Brasileiros transformam o mercado de trabalho e empreendedorismo em Portugal

Números impressionantes foram divulgados recentemente, destacando a contribuição recorde. Brasileiros formam o maior grupo de empresários estrangeiros em Portugal

Brasileiros também têm se destacado no empreendedorismo em Portugal
Brasileiros também têm se destacado no empreendedorismo em Portugal - Divulgação/JC Concursos
Pedro Miranda

Pedro Miranda

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 26/12/2023, às 22h13

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O fluxo significativo de brasileiros que escolheram Portugal como destino nos últimos anos está causando uma revolução no cenário econômico e no mercado de trabalho do país europeu, revelou o governo português.

Os números impressionantes foram divulgados recentemente, destacando a contribuição recorde de 669 milhões de euros (R$ 3,7 bilhões) para a Segurança Social por trabalhadores brasileiros apenas no ano passado, representando 36% do total arrecadado com mão de obra estrangeira.

Com oito em cada dez brasileiros em idade ativa encontrando emprego em diversas áreas, a presença crescente está impactando positivamente a economia portuguesa.

O advogado especialista em imigração, Bruno Gutman, afirmou ao Correio Braziliense que “a presença maciça de brasileiros está mexendo, para o bem, na estrutura econômica de Portugal”. Além de preencher a lacuna de mão de obra em setores cruciais, como o turismo, os brasileiros estimulam o consumo e intensificado a competição em vários segmentos.

Brasileiros também formam o maior grupo de empresários estrangeiros em Portugal

Em cidades como Braga, onde a comunidade brasileira é expressiva, o comércio está em ascensão, as academias estão cheias, e os shopping centers vivenciam um aumento na movimentação. A adaptabilidade dos cardápios de restaurantes é apenas um exemplo do impacto cultural e econômico dos brasileiros em terras lusitanas.

O setor segurador, normalmente mais resistente a mudanças, também está experimentando transformações. Empresas líderes, como a corretora de seguros MDS, estão contratando mais funcionários brasileiros para atender às demandas específicas dos consumidores do Brasil. Nos últimos cinco anos, a empresa passou de um para oito colaboradores brasileiros, impulsionando as vendas de diversos tipos de seguros.

Os brasileiros não se destacam apenas como trabalhadores; eles também têm se destacado no empreendedorismo. Dados do Observatório das Migrações mostram que os brasileiros formam o maior grupo de empresários estrangeiros em Portugal, liderando 26,2% dos negócios estrangeiros, à frente até mesmo dos chineses. Quase 10 mil negócios são liderados por cidadãos brasileiros, espalhados por diversos setores, evidenciando o impacto abrangente dessa comunidade diversificada.

O advogado Fábio Pimentel, especializado em imigração, destaco ao Correio Braziliense que "o legado brasileiro está ficando cada vez mais evidente para onde quer que se olhe", sublinhando a riqueza e diversidade que a comunidade brasileira está trazendo para Portugal.

+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.