MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Carnaval 2023: saiba como participar da folia em segurança

Para a aproveitar o carnaval 2023, sem precisar ter uma dor de cabeça, veja como não cair em golpes; práticas criminosas são comuns durante a festa

foliões festejam a tradicional festa popular
foliões festejam a tradicional festa popular - Agência Brasil - Carnaval 2023
Jean Albuquerque

Jean Albuquerque

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 19/02/2023, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Nesta semana, os foliões espalhados pelos quatro cantos do país precisam ficar atentos para aproveitar a folia do carnaval 2023 em segurança. Durante a festa é comum a prática de golpes ou as pessoas serem vítimas de furtos. 

Para diminuir as chances de cair em um golpe, que pode estar relacionado ao uso do pagamento com cartão ou celular, a recomendação é não ir brincar com objetos de valor, e também carteira e celular. Ser enganado pode gerar muita dor de cabeça. 

+ Justiça de São Paulo suspende ação que pedia retirada de barracas das ruas da cidade

Veja as dicas

Ao sair de casa, dê preferência a levar dinheiro em espécie. Caso isso não veja possível, é prudente prestar atenção ao usar o cartão de crédito ou débito. O golpista pode estar vendo a senha digitada na maquineta e pode trocar o seu cartão por outro.

Se precisar andar com o celular e o cartão, não segure os itens nas mãos e evite entregar o cartão ao vendedor. Uma dica importante é guardar seus pertences em local seguro, como pochete, pochete, bolso com zíper ou outro tipo de fechamento, sempre na frente do corpo.

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) alertou ser preciso ter muita atenção com os valores pagos. Observe sempre o visor da máquina e preste muita atenção aos zeros extras inclusos no preço. Também recuse pagar por um dispositivo que a tela esteja danificada. 

É aconselhável solicitar uma cópia de sua fatura para verificar o valor pago e fazer reclamações e reembolsos em caso de pagamento a maior. Se o folião ainda achar que a compra é indevida, apesar de tomar todas as precauções, ainda é recomendável procurar os canais de atendimento do banco, como aplicativos, centrais de atendimento e banco online, para contestar a transação.

Em caso de perda do cartão, imediatamente solicite o bloqueio junto ao seu banco ou operadora. Outra dica para quem precisará levar o celular é certificar de que o aparelho está com a bateria 100% carregada e se há conexão com a internet no local. É indicado também fazer o backup dos dados. 

Para ter mais tranquilidade, ative o bloqueio automático de tela. Também é recomendável o use o bloqueio de tela com biometria facial ou digital para acessar o celular ou aplicativos. 

Se for precisar fazer um PIX, as orientações são as mesmas — prestar atenção no valor que está sendo pago. Ao utilizar o QR Code, verifique se a transferência a ser feita está no valor correto e indo para a pessoa correta. Os usuários também podem diminuir os limites para esse tipo de transação. 

*Com informações da Agência Brasil 

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.