MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Veja funcionamento do comércio, shoppings, Correios e bancos no carnaval 2023

Carnaval 2023 tem início no sábado (18) e segue até a terça-feira (21); Veja horário de funcionamento de shopping, Correios, comércio e bancos. Saiba mais

foliões festejam a tradicional festa popular
foliões festejam a tradicional festa popular - Agência Brasil - Carnaval 2023
Jean Albuquerque

Jean Albuquerque

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 13/02/2023, às 18h09

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O carnaval 2023 é uma data que costuma gerar dúvidas em relação ao funcionamento de repartições públicas, órgãos do governo, comércio, bancos e da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.  

Muitos desconhecem, mas o carnaval não é um feriado nacional. As empresas não são obrigadas a conceder folga para os funcionários, podendo convocá-los para trabalhar sem precisar pagar hora extra. Mesmo assim, é bastante comum que empresários negociem um acordo. 

Este é o primeiro ano da festa sem restrições desde o início da pandemia de Covid-19. O dia de carnaval será celebrado no dia 21 de fevereiro. O único estado brasileiro a considerar a data como feriado é o Rio de Janeiro. 

+ Ministro de Lula diz que saque-aniversário do FGTS é um “engodo”

Veja funcionamento durante carnaval 

Os Correios deu detalhes sobre o funcionamento dos serviços durante o carnaval 2023. Na sexta-feira (17), as unidades de atendimento funcionarão normalmente, assim como a entrega de cartas e encomendas em todo o país. 

No caso do sábado (18), o serviço de entregas será realizado normalmente, e só serão abertas as agências que já atendem neste dia. Já na segunda (20) e terça-feira (21) não haverá atendimento nas agências. O atendimento e as entregas serão retornados na próxima quarta-feira (22); as agências abrem a partir das 12h. 

Mesmo com o fechamento das agências, o atendimento nos dias 20 e 21 esterá disponível na Central de Atendimento dos Correios - CAC, pelo site, chat, e nos telefones 0800 725 7282, 0800 725 0100 e 3003 0100. 

Saiba o que abre e fecha em SP 

Em São Paulo, o carnaval é ponto facultativo para servidores municipais nos dias 20 e 21 de fevereiro. O dia 22, no município, será ponto facultativo até às 12h. Os bancos, na segunda-feira e na terça-feira da festa não haverá operações bancárias. 

As agências voltam a abrir a partir das 12h, da quarta-feira de cinzas (22). Essa programação é mesma tanto para os bancos privados tanto para os bancos públicos. 

No carnaval, e nos dias anteriores à festa, o comércio em São Paulo funcionará normalmente. O presidente do Sindicato dos Comerciários de São Paulo, Ricardo Pata, disse à Folha de S. Paulo, que o carnaval tem grande movimentação no comércio e, é por isso, que a categoria não será liberada.  

Os shoppings terão pouca alteração no horário de funcionamento durante a festa. A Associação Brasileira de Lojistas de Shopping, também ouvida pelo jornal, afirmou que não haverá alteração de funcionamentos nos estabelecimentos. 

O horário será normal no sábado (18) e na segunda (20), com funcionamento das 10h às 22h. O expediente será das 14h às 20h, no domingo (19). Já na terça-feira de Carnaval (21) e na quarta-feira de cinzas (22), a orientação é de manter o funcionamento, das 10h às 22h. 

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.