MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Carnaval: faltar ao trabalho pode gerar demissão? Especialista explica

Estados e municípios instituem feriados locais, e algumas empresas concedem folga durante o carnaval. Colaborador possui direitos e pode buscar amparo legal

Todo colaborador possui direitos e pode buscar amparo legal para garantir seus direitos
Todo colaborador possui direitos e pode buscar amparo legal para garantir seus direitos - Agência Brasil
Pedro Miranda

Pedro Miranda

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 07/02/2024, às 20h07

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Com a proximidade do Carnaval, surgem dúvidas sobre as consequências de faltar ao trabalho durante o período festivo. O advogado, membro da Comissão de Direito do Trabalho da Ordem dos Advogados do Brasil de São Paulo (OAB/SP), Luis Henrique Borrozzino, destacou ao jornal Estado de Minas pontos importantes sobre o assunto.

📲 Junte-se ao canal de notícias do JC Concursos no WhatsApp

Embora o Carnaval não seja considerado um feriado nacional, alguns estados e municípios instituem feriados locais, e algumas empresas concedem folga aos funcionários. No entanto, o advogado ressaltou que a falta injustificada ao trabalho durante a folia pode provocar demissão por justa causa, especialmente se a empresa estiver em funcionamento.

O mesmo princípio se aplica à quarta-feira de cinzas, que não é considerada feriado nacional, mas sim ponto facultativo até às 14h. Portanto, é importante que os trabalhadores estejam cientes das políticas da empresa em relação a esses dias e, se necessário, busquem formas de compensação das horas trabalhadas.

Todo colaborador possui direitos e pode buscar amparo legal para garantir seus direitos

Borrozzino destaca que, se a empresa optar por operar durante o Carnaval, os funcionários devem ser devidamente informados com antecedência, e as horas trabalhadas devem ser compensadas posteriormente, seja por meio de folgas ou pagamento de horas extras.

No caso de demissão, mesmo que o funcionário tenha justificado a falta, ele ainda tem o direito de contestar judicialmente a decisão da empresa. Conforme o especialista, todo colaborador possui esse direito e pode buscar amparo legal para garantir seus direitos trabalhistas.

Assim, é essencial que os trabalhadores estejam cientes das políticas e regulamentos de suas empresas em relação ao Carnaval e à quarta-feira de cinzas, evitando assim possíveis conflitos ou consequências indesejadas decorrentes de faltas injustificadas durante o período festivo.

+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.