MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Carros com mais de 20 anos? IPVA zero! Senado aprova isenção

Senado aprovou nesta quarta-feira (13) proposta de emenda constitucional que garante isentar IPVA de carros com mais de 20 anos; Saiba mais

Carros durante engarrafamento
Carros durante engarrafamento - Freepik
Jean Albuquerque

Jean Albuquerque

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 14/03/2024, às 08h59

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O Senado Federal aprovou nesta quarta-feira (13) uma proposta de emenda constitucional em dois turnos, visando isentar veículos com mais de 20 anos do pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Este projeto agora seguirá para análise na Câmara dos Deputados.

A medida visa beneficiar os proprietários de veículos mais antigos, especialmente em cinco estados onde a isenção ainda não está em vigor: Minas Gerais, Pernambuco, Tocantins, Alagoas e Santa Catarina. Nos estados onde já existe algum tipo de isenção, como Rondônia, não haverá alterações.

📲 Junte-se ao canal de notícias do JC Concursos no WhatsApp 

Nova regra aplicada em todo o país 

À Agência Senado, o senador Marcos Rogério (PL-RO), relator da proposta, destacou que a nova regra será aplicada em todo o país, mantendo as isenções já existentes para veículos com menos de 20 anos. 

Essa medida visa proteger os contribuintes contra a tributação excessiva, principalmente aqueles com menor poder aquisitivo, que já enfrentam dificuldades para arcar com os custos do imposto.

É importante ressaltar que a isenção não se aplica a microônibus, ônibus, reboques e semirreboques. Segundo dados do Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças), a frota de veículos em circulação no Brasil está envelhecendo, com um aumento significativo no número de veículos com mais de 20 anos de uso nos últimos anos, justificando a necessidade dessa medida para aliviar o ônus financeiro desses proprietários.

+ Justiça regulamenta uso de anestesia em consultórios odontológicos. Entenda o que muda

Afinal, o que é o IPVA?

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é um imposto estadual brasileiro que incide sobre a propriedade de veículos automotores, sejam eles carros, motos, caminhões, ônibus, entre outros. Ele é cobrado anualmente e é uma das principais fontes de arrecadação dos estados brasileiros.

O valor do IPVA é calculado com base no valor venal do veículo, determinado pela tabela fornecida pela Secretaria da Fazenda de cada estado. A alíquota do imposto varia segundo o tipo de veículo e também de estado para estado. Geralmente, os proprietários recebem um boleto para pagamento do IPVA no início do ano, e o não pagamento no prazo estabelecido pode gerar multas e juros.

Os recursos arrecadados com o IPVA são destinados aos cofres estaduais e podem ser utilizados para diversas finalidades, como investimentos em infraestrutura, saúde, educação, segurança pública, entre outros setores prioritários determinados pela legislação estadual.

+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.