MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Carteira de Trabalho Digital traz facilidades na hora de procurar vaga de emprego

Com a modernização dos serviços públicos, fazer a Carteira de Trabalho Digital se tornou uma vantagem aos trabalhadores brasileiros. Saiba como emitir sem sair de casa

Carteira de trabalho em cima de várias notas de cem reais
Carteira de trabalho em cima de várias notas de cem reais - Divulgação
Mylena Lira

Mylena Lira

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 16/10/2023, às 23h47

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Com a modernização dos serviços públicos, fazer a Carteira de Trabalho Digital se tornou uma vantagem aos trabalhadores brasileiros, pois torna mais prático e acessível o acompanhamento das informações trabalhistas. É possível obter a sua carteira de trabalho online de forma rápida e simples, sem a necessidade de deslocamentos ou burocracias.

Quem está em busca de uma nova vaga de emprego pode emitir a carteira de trabalho online, em poucos minutos, sem sair de casa e apresentar a versão digital quando passar na entrevista de emprego e for assumir o cargo, mesmo que tenha a versão física, em papel, sua apresentação é dispensável.

Ao ser solicita pelo RH para o registro, basta informar que obteve a carteira de trabalho online e passar o número do CPF. O empregador vai inserir todas as informações do contrato no sistema eSocial (Cadastramento Inicial do Vínculo e Admissão/Ingresso de Trabalhador).

Para conferir se a empresa cumpriu essa obrigação, é só consultar o contrato de trabalho no aplicativo da CTPS Digital. Caso identifique algum dado divergente (cargo, salário, etc.), peça para o empregador corrigir, enviando as informações corretas pelo eSocial.

+Nota Fiscal Paulista libera mais de R$ 40 milhões; Saiba como resgatar dinheiro

Pode jogar a carteira de trabalho em papel?

A resposta é não. Apesar de substituir a versão de papel, quem tem a carteira física deve guardar o documento porque ela pode ser usada para anotações do contrato em andamento. Empregos novos, porém, podem ser iniciados com a carteira de trabalho online.

A carteira de trabalho em papel ainda é um documento válido, e os registros dos empregos anteriores nela contidos têm valor legal. Portanto, é importante mantê-la guardada em local seguro. A Carteira de Trabalho Digital serve como uma alternativa e complemento à versão em papel, facilitando a consulta e atualização de informações.

Passo a passo para emitir a carteira online

Para ter acesso à carteira de trabalho online basta criar uma conta no Portal GOV.br e baixar o aplicativo da CTPS Digital, disponível para tablet e smartphone com sistema operacional Android ou iOS. Não há a necessidade de anexar documentação, pois a carteira é gerada automaticamente para todos que têm CPF ativo. Veja o passo a passo:

  • No computador ou no celular: acesse o portal Gov.br e busque por carteira de trabalho digital;
  • Depois clique em solicitar;
  • Por último, quero me cadastrar;
  • É necessário preencher os campos com os seus dados seguindo o passo a passo do próprio site;
  • Se o sistema informar que você já tem cadastro, volte para tela da senha de acesso, clique no botão: “Já tenho cadastro” e siga os passos;
  • Ao entrar no sistema e chegar na área do trabalhador, clique no card: “Carteira de trabalho digital”;
  • O sistema também dá a possibilidade do trabalhador verificar o seu histórico profissional;
  • O procedimento também poderá ser realizado pelo celular, ao baixar o app carteira de trabalho digital;
  • Na versão Mobile, você terá a possibilidade de receber notificações sobre as movimentações em seu contrato de trabalho.

+Metralhadoras que sumiram do Exército são capazes de derrubar aeronave

Vantagens da Carteira de Trabalho Digital

Entre as vantagens de obter o documento digital estão:

  • Acesso rápido: Com a versão digital, você pode acessar suas informações trabalhistas de qualquer lugar, a qualquer momento, utilizando seu dispositivo móvel;
  • Facilidade de atualização: É simples atualizar suas informações, como mudanças de emprego ou promoções, diretamente na plataforma, eliminando a necessidade de idas a órgãos governamentais; e
  • Menos burocracia: A Carteira de Trabalho Digital reduz a burocracia, poupando tempo e evitando filas.

+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.