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CEO da Alfacon lança livro com dicas de empreendedorismo

Com 13 anos de experiência no mercado de concursos públicos, Evandro Guedes, apresenta as principais dicas para empreender no Brasil

PUBLIEDITORIAL
Publicado em 28/03/2022, às 14h50 - Atualizado em 29/03/2022, às 08h08

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DIvulgação Alfacon
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Empreender no Brasil está se tornando cada vez mais popular. De acordo com o Ministério da Economia, apenas em 2021, o país bateu recorde na quantidade de empreendimentos criados: cerca de 4 milhões. Nos EUA, segundo dados de pesquisa do  Google, ainda em 2021, a busca “como iniciar um negócio” superou “como conseguir um emprego” nas consultas ao buscador.

É justamente para quem deseja se enveredar por esse caminho que o empresário e empreendedor Evandro Guedes lança o livro, “O Sonho é Real”, com selo da Editora AlfaCon, reunindo dicas eficientes e narrativas pessoais de sua vivência com a organização. O livro está agendado para ser lançado no dia 04 de abril.

No entanto, muitos que pretendem abrir um negócio apenas entram na “aventura” de se tornar um empreendedor, o que pode ser perigoso. Para construir algo próprio que seja sustentável de início, é necessário conhecer os principais conceitos sobre gestão financeira, como fluxo de caixa e plano orçamentário, por exemplo.

Além disso, é preciso muita tenacidade, como conta o empreendedor e CEO do AlfaCon Concursos, Evandro Guedes. “Quem quer empreender precisa saber que vai lidar com reveses o tempo todo. E sucumbir a eles não é a melhor opção”.

O empresário, que começou sua trajetória trabalhando aos 18 anos como policial militar do Rio de Janeiro, metalúrgico e taxista, enxergou dentro da Segurança Pública uma oportunidade de ensinar e desenvolver profissionais de excelência para o serviço público.

A ‘virada de chave’ aconteceu no começo dos anos 2000. Ao se preparar para prestar exames para cargos federais e para faculdade, Evandro passou a reunir algumas pessoas que queriam entrar para a polícia e precisavam de ajuda. “Passei a dar aulas particulares em um quartinho na casa da minha mãe, que era costureira, em Barra do Piraí (RJ)”, conta. O empreendedor conseguiu ser aprovado em 12 concursos públicos em 2007 e escolheu ir até Cascavel (PR) trabalhar em uma Penitenciária Federal.

Com uma maior segurança financeira, o empresário colocou em prática seu grande sonho de preparar profissionais para o serviço público, quando abriu sua primeira empresa de ensino. Após dois anos de experimentos, em 2009, abre o AlfaCon Concursos, que se tornou uma das maiores empresas de ensino do país, com milhões de alunos.

A clássica história de um selfmademan serviu de inspiração para compartilhar sua trajetória de vida com outras pessoas. Com isso, criou o evento Fábrica de Valores, em que viaja pelo Brasil para ensinar, por meio de suas experiências, pessoas comuns a transformarem a realidade que vivem.

Sua popularidade foi crescendo a tal ponto de se tornar um dos maiores influenciadores sobre empreendedorismo do país, com milhões de seguidores em suas redes sociais procurando por orientações sobre negócio e dicas de estudos para concursos públicos.

E com o objetivo de transmitir sua bagagem de desenvolvimento pessoal e profissional para os mais jovens, ele lança a obra “O Sonho é Real”, com selo da Editora AlfaCon. A obra é um guia de educação empreendedora para os mais “calouros”. Guedes comenta sua trajetória de sucesso, seus erros e acertos, e ensina quais são as melhores práticas para criar um projeto sustentável, com dicas, orientações e técnicas.

A pandemia apresentou muitas oportunidades para aspirantes a empreendedores. No entanto, é evidente que a transição para empreender não é fácil. Trabalhar para si mesmo pode trazer o sonho de ter um próprio estilo de vida, porém, manter um negócio lucrativo ao longo do tempo acaba por desfazer dessa fantasia. Nesse sentido, Evandro faz algumas considerações importantes para dar o salto com sucesso.

Só comece um negócio se for apaixonado

Aqui está o primeiro segredo do sucesso de um empreendedor: paixão. E por que isso?

“Porque o negócio passará por momentos ruins e crises graves. Se a pessoa ama aquilo que faz, fará de tudo por ele e irá superar as dificuldades mais cedo ou mais tarde. Quem empreende somente pelo dinheiro tende a desistir quando as coisas ficam difíceis. Não é à toa que mais de 70% dos novos negócios quebram já no primeiro ano”, conta Guedes. Por isso, reflita bastante sobre se aquilo que quer fazer é algo pelo qual há alguma relação mais íntima.

Entenda de processos e de pessoas

Se a ideia não é ser autônomo, uma empresa é construída por pessoas e por processos bem estabelecidos. Mesmo como um empreendedor solo, contar com profissionais freelancers, estagiários ou contratar funcionários é essencial para dar suporte e crescimento ao negócio. Não é inteligente achar que pode dar conta de tudo sozinho. Outra sugestão é encontrar conselheiros ou mentores confiáveis ​​que possam fornecer orientação e feedback. “Inspire-se em quem pessoas e negócios de sucesso”, afirma

Aprenda com os erros e pense grande

Começar um negócio requer paixão e estudo. Pensar a médio e longo prazos é importante para construir uma visão com um horizonte mais amplo do negócio. Imagine como será a empresa daqui 5, 10 ou 15 anos. Quantos funcionários precisará ter para chegar a um determinado faturamento?  Quais produtos ou serviços serão criados durante os anos? Evandro afirma que um empreendedor não pode ficar na zona de conforto por muito tempo ou será engolido pela concorrência.

“Procure formas de expandir as atividades dentro do próprio negócio. O dono que não tiver um mindset de crescimento morre em pouco tempo. Por isso, reinvente-se anualmente.”

Separe a pessoa física da jurídica

“Quem mistura as finanças pessoais com as finanças da empresa acaba quebrando os dois lados”. É um consenso entre empreendedores e especialistas que a maioria das pequenas empresas morrem nos primeiros cinco anos. Um dos pontos que o CEO comenta é a incapacidade de separar o dinheiro que entra para a empresa daquele que entra para o bolso do dono. Se for o caso, peça a ajuda logo de início a alguém que entenda de contabilidade, para evitar confundir as receitas e as despesas de casa e da organização.

Explore o mundo digital

A dica pode parecer óbvia, mas é verdadeira: qualquer negócio precisa estar no ambiente digital. De acordo com projeções da instituição de pesquisa The CMO Survey, haverá um crescimento médio global de 14,7% nos aportes financeiros em marketing digital em 2022, contra apenas 5% no marketing “offline”. “É imprescindível para qualquer pessoa que pretende começar um negócio aprender sobre mídia e marketing no ambiente digital. É uma porta de entrada e de possibilidades que ainda estão começando”, finaliza Guedes.

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