MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

CET suspende HOJE (23) rodízio em São Paulo

Rodízio de veículos em São Paulo foi suspenso nesta quinta-feira (23) pela CET após greve dos servidores do Metrô de São Paulo. Saiba mais

Rodízio de veículos em SP liberado pela CET
Rodízio de veículos em SP liberado pela CET - Divulgação
Jean Albuquerque

Jean Albuquerque

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 23/03/2023, às 16h18

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

A Secretaria de Mobilidade e Trânsito e da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) suspendeu nesta quinta-feira (23) o rodízio de Municipal de Veículos durante o dia todo após a greve dos metroviários

A categoria paralisou as atividades do Metrô de São Paulo às 0h de hoje. Por isso, as linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata estão paralisadas. Os metroviários cobram pagamento do abono salarial e realização de novo concurso público para contratação de funcionários. 

Em nota enviada à imprensa, o governo de SP informou que o Metrô comunicou ao Sindicato dos Metroviários a liberação do funcionamento, "com liberação total das catracas (catraca livre, entrada gratuita), de forma a não prejudicar ainda mais a população que depende do transporte”.

A gestão estadual também ressaltou que a liberação das catracas deve gerar prejuízos financeiros para a estatal. A gestão do Metrô também relata que tentou uma negociação com a categoria, propondo a concessão de benefícios, a exemplo do pagamento de progressões salariais.  

Às 10h de hoje, o Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT-2), determinou por meio de liminar, o funcionamento das linhas em greve do metrô com 80% do serviço nos horários de pico (entre 6h e 10h e entre 16h e 20h) e com 60% nos demais horários.

Sindicato decidiu continuar com a greve em assembleia realizada na tarde desta quinta-feira. De acordo com a entidade que representa os servidores, a decisão ocorre eles dizem que foram enganados, já que o governo anunciou que irá aceitar a liberação das catracas, mas a gestão entrou na justiça contra a medida. 

+ Greve do Metrô altera rodízio de veículos em São Paulo; Entenda

Como funciona o rodízio?

O término da placa do automóvel é que determina o rodízio de veículos. Os motoristas precisam consultar o número final da placa para saber se é permitido transitar com o veículo no dia. Confira como funciona as restrições:

  • Segundas-feiras: placas finais 1 e 2;
  • Terças-feiras: placas finais 3 e 4;
  • Quartas-feiras: placas finais 5 e 6;
  • Quintas-feiras: placas finais 7 e 8; e
  • Sextas-feiras: placas finais 9 e 0.

Qual é a multa para quem descumprir?

Aqueles que descumprirem o rodízio de veículos em São Paulo podem receber uma multa de trânsito no valor de R$ 130,16. A infração é considerada média pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o proprietário do carro pode ganhar quatro pontos da CNH. O documento de habilitação é suspenso ao atingir 20, 30 ou 40 pontos, dependendo do cometimento de infrações gravíssimas nos últimos 12 meses, a concessão para dirigir é suspensa por ao menos seis meses. 

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.