MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

CNH: período de renovação do documento volta a ser de 30 dias; veja detalhes

O prazo havia sido ampliado, anteriormente, por causa da pandemia de Covid-19. Prazo para renovar CNH não é válido para os estados do Mato Grosso, Alagoas e São Paulo

Dirigir veículo com a CNH vencida é infração gravíssima pelo CTB
Dirigir veículo com a CNH vencida é infração gravíssima pelo CTB - Divulgação/JC Concursos
Pedro Miranda

Pedro Miranda

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 05/01/2023, às 21h23

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O prazo de renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) voltou a ser de 30 dias. A regra passou a ser válida desde segunda-feira (2) para motoristas cujos documentos venceram no dia 1º de janeiro de 2023.

O prazo havia sido ampliado, anteriormente, por causa da pandemia de Covid-19. Na época, no mês de março, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) decidiu prorrogar o prazo de renovação da CNH para evitar superlotação nos órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito (SNT), bem como nas vias públicas e locais relacionados.

Assim, aqueles cujas licenças expiram entre março de 2020 e dezembro de 2022 têm mais tempo para renovar seus documentos, de acordo com o calendário do Contran dos estados federados. Em São Paulo, por exemplo, os motoristas com CNH vencida em dezembro do ano passado têm até 31 de agosto de 2023 para renovar o documento.

+++ Reforma trabalhista: decisões do STF podem revogar parte das medidas

Prazo para renovar CNH não é válido para os estados do Mato Grosso, Alagoas e São Paulo

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), dirigir veículo com a carteira vencida é infração gravíssima e, além dos sete pontos perdidos na carteira, haverá multa de R$ 293,47. A CNH é válida por 10 anos para motoristas com menos de 50 anos. Para pessoas de 50 a 69 anos, o documento é válido por cinco anos. Motoristas com mais de 70 anos devem renovar a CNH a cada três anos.

Segundo o Ministério da Infraestrutura, apenas os estados de Mato Grosso, Alagoas e São Paulo seguem prorrogando os prazos até 31 de janeiro, 30 de abril e 31 de agosto de 2023, respectivamente.

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.