MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Comissão aprova seguro-desemprego para proteger renda de pescadores

Seguro-desemprego para pescadores foi aprovado na Comissão Agricultura da Câmara dos Deputados em caso de pescado contaminado; Veja detalhes

Notas de dinheiro
Notas de dinheiro - Agência Brasil
Jean Albuquerque

Jean Albuquerque

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 20/03/2024, às 15h40

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

A Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que garante seguro-desemprego em caso de contaminação do pescado por mercúrio ou pela toxina causadora da doença de Haff para pescadores

A doença de Haff, também conhecida como doença da urina preta, é uma enfermidade grave que pode levar à insuficiência renal. Ela se manifesta por meio de dores musculares, entre outros sintomas, após o consumo de peixes ou crustáceos contaminados.

📲 Junte-se ao canal de notícias do JC Concursos no WhatsApp

Proteção da renda dos pescadores 

O deputado Raimundo Costa (Pode-BA), relator do projeto, destacou a importância da medida para garantir a proteção social e a renda dos pescadores em situações de drástica redução da renda devido à contaminação do pescado.

O projeto também prevê que os recursos para o pagamento do seguro-desemprego virão de multas aplicadas aos responsáveis pela contaminação do pescado. Essa medida visa garantir a sustentabilidade do programa e punir os responsáveis por essa grave questão ambiental.

O projeto de lei 169/23, que tramita em conjunto com o PL 4484/21, é de autoria do deputado Airton Faleiro (PT-PA). A aprovação na Comissão de Agricultura é um passo importante para a medida ser aprovada e se torne lei.

+ Dinheiro na conta? Receita libera consulta a lote de restituições do Imposto de Renda

Saiba tramitação da proposta

Após ser aprovada na Comissão, a norma ainda passará por análise, em caráter conclusivo, pelas comissões de Trabalho; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).

Normalmente, um Projeto de Lei (PL) tramita na Câmara dos Deputados seguindo algumas etapas específicas. O processo de tramitação envolve várias fases, desde a apresentação do projeto até a sua eventual aprovação ou rejeição. 

Dentre elas, estão a apresentação, o encaminhamento para uma ou mais comissões temáticas. A partir disso, cada comissão irá designar um relator que será responsável por elaborar um parecer sobre o projeto. 

Logo após, o projeto é discutido e votado na comissão que está tramitando. Se aprovado, é encaminhado para a próxima comissão relacionada ao assunto. Após passar por todas as comissões, o projeto é encaminhado para o plenário da Câmara dos Deputados. Lá, os deputados discutem o projeto, apresentam emendas e votam sua aprovação ou rejeição.

Se o projeto for aprovado na Câmara, ele é encaminhado ao Senado Federal, onde passará pelas mesmas etapas de tramitação (comissões, parecer, discussão e votação). Caso o projeto seja aprovado tanto na Câmara dos Deputados quanto no Senado, ele é enviado ao presidente da República para sanção ou veto.

+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.