MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

ComunicaBR: Portal do governo traz transparência aos programas sociais

Governo federal lança a partir desta sexta-feira (8) o ComunicaBR, plataforma que disponibiliza dados sobre programas sociais e ações da gestão federal

Mulher segura o cartão do Bolsa Família
Mulher segura o cartão do Bolsa Família - Divulgação JC Concursos
Jean Albuquerque

Jean Albuquerque

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 07/12/2023, às 19h42

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O governo federal lança a partir desta sexta-feira (8) o ComunicaBR, uma plataforma de transparência ativa que disponibiliza dados sobre programas e ações de governo. 

A ferramenta é acessível ao público e permite a consulta de informações sobre “entregas” nas mais diferentes áreas, como conclusão de obras, número de beneficiários de programas sociais e transferências de recursos.

As informações podem ser consultadas fazendo recortes por estado, por município e por área, como agricultura, cultura, educação, emprego, esporte e saúde. O usuário ainda terá a opção de salvar os dados desejados em um card (cartão) que pode ser usado em redes sociais.

O ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), Paulo Pimenta, afirmou que a plataforma é uma ferramenta de transparência, prestação de serviço e utilidade pública. 

“Nós queremos oferecer uma ferramenta que permita que a imprensa e qualquer cidadão tenha todas as informações sobre o governo”, disse. Segundo a Secom, os dados da plataforma são coletados junto aos ministérios responsáveis pela execução dos projetos.

+ Piso salarial para professores de educação infantil: aprovado reajuste de 37,7%

Veja programas sociais no Brasil 

O Brasil possui uma ampla rede de programas sociais, que visam atender às necessidades básicas da população, como alimentação, educação, saúde, moradia e emprego. Esses programas são financiados pelo governo federal, estadual e municipal, sendo executados por diferentes órgãos públicos.

Alguns dos principais programas sociais do Brasil são:

  • Bolsa Família - programa de transferência de renda direta às famílias em situação de pobreza e extrema pobreza;
  • Benefício de Prestação Continuada (BPC) - benefício assistencial mensal pago a idosos com mais de 65 anos ou pessoas com deficiência de qualquer idade que comprovem não possuir meios de se sustentar;
  • Programa Minha Casa Minha Vida - programa habitacional que oferece subsídios e financiamentos a juros baixos para a compra de uma casa própria;
  • Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) - programa que fornece alimentação escolar gratuita a alunos da rede pública de ensino;
  • Programa Saúde da Família (PSF) - programa de atenção primária à saúde que atua na promoção da saúde e prevenção de doenças;

Esses programas têm um papel fundamental na redução da pobreza e da desigualdade social no Brasil. Eles permitem que milhões de pessoas tenham acesso a direitos básicos, como alimentação, educação, saúde e moradia.

Além desses programas, o governo federal também oferece uma série de outros benefícios sociais, como aposentadorias, auxílios e subsídios. Esses benefícios são destinados a diferentes grupos da população, como idosos, pessoas com deficiência, trabalhadores rurais, famílias com filhos, entre outros.

+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concurso

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.