MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Concurso da GCM: veja 6 concursos públicos abertos para Guarda Civil Municipal

Saiba quais são os requisitos básicos para prestar concurso da GCM (Guarda Civil Municipal), órgão da segurança pública que pode ser armada

Concurso da GCM: Guarda Civil Municipal segura arma
Concurso da GCM: Guarda Civil Municipal segura arma - Divulgação
Mylena Lira

Mylena Lira

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 06/06/2023, às 23h53

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

A Guarda Civil Municipal (GCM) é uma instituição de segurança pública, conforme previsto no artigo 144, parágrafo 8º, da Constituição Federal, juntamente com as polícias federal; rodoviária federal; civil; militar e penal. É facultativo aos municípios instituir a GCM, que tem como função principal a proteção do patrimônio público. Neste artigo, listamos seis concursos GCM que estão abertos, única forma de ingresso na corporação.

A Lei Federal nº 13.022/2014, conhecida como Estatuto Geral das Guardas Municipais, regulamenta a atuação das guardas civis no país. Segundo estabelece a norma, são requisitos básicos para investidura no cargo:

  • nacionalidade brasileira;
  • gozo dos direitos políticos;
  • quitação com as obrigações militares e eleitorais;
  • nível médio completo de escolaridade;
  • idade mínima de 18 anos;
  • aptidão física, mental e psicológica; e
  • idoneidade moral comprovada por investigação social e certidões expedidas perante o Poder Judiciário estadual, federal e distrital.

Outros critérios podem ser definidos pelas prefeituras e exigidos em edital, como ter Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o que é requisitado, em geral. Também costuma ser cobrada uma altura mínima de cada candidato, com limites diferentes para homens e mulheres.

+Urgente! Concurso da PF (Polícia Federal) vai convocar mais 201 aprovados

Atribuições da GCM

As atribuições da GCM também podem variar, de acordo com a legislação de cada município, mas geralmente incluem:

Proteção do patrimônio público: A GCM é responsável por zelar pelos bens públicos municipais, como prédios, praças, parques, monumentos, equipamentos e instalações, com o objetivo de evitar danos, depredações e vandalismo.

Fiscalização e controle do trânsito: Em alguns municípios, a GCM também atua na fiscalização e controle do tráfego de veículos, auxiliando na organização do trânsito e aplicando medidas de segurança, como ações de prevenção de acidentes e orientação aos motoristas.

Apoio às ações de segurança pública: A GCM pode colaborar com as forças policiais estaduais, como a Polícia Militar, em ações de segurança e ordem pública, realizando patrulhamento ostensivo, apoio em ocorrências, abordagens preventivas, entre outras atividades.

Atendimento à população: A Guarda Civil Municipal também desempenha um papel importante no atendimento à população, recebendo e encaminhando denúncias, prestando auxílio e orientação em situações de emergência, colaborando com a segurança em eventos públicos e promovendo ações educativas e de prevenção.

Portanto, a atuação da GCM está voltada para a segurança pública municipal, complementando o trabalho das instituições estaduais responsáveis pela segurança, como a Polícia Militar e a Polícia Civil. Cada município possui autonomia para estabelecer a estrutura e as competências da sua Guarda Civil Municipal, de acordo com suas necessidades e características locais.

A Guarda Civil pode ser armada?

Sim, desde que haja previsão para isso na lei municipal que criou a GCM. O artigo 2º do Estatuto Geral das Guardas Municipais estabelece que as guardas podem ser armadas, por meio de regulamentação própria. Isso significa que cada município possui autonomia para decidir sobre o armamento de sua guarda municipal.

Aos guardas municipais é autorizado o porte de arma de fogo. É importante destacar que o uso de armas de fogo pela guarda deve ocorrer de forma restrita e em situações devidamente justificadas, com treinamento adequado para os agentes e observância das normas de segurança. 

Concurso GCM: confira quais estão abertos

Confira abaixo a relação de seis concursos públicos abertos para quem tem interesse em atuar em uma Guarda Civil Municipal. Todos eles já estão com edital publicado e alguns, inclusive, já abriram o período de inscrição. Para saber mais detalhes, como se inscrever, etapas da seleção e o que vai cair na prova, basta clicar no nome do concurso:

Ao todo, no Brasil, existem mais de 63 mil vagas apenas de concursos abertos, destinados às mais variadas áreas, entre elas educação, saúde, segurança pública, administrativa e operacional. Para conferir a lista completa, clique aqui.

+++Acompanhe as principais notícias sobre Concursos e Sociedade no JC Concursos.

Siga o JC Concursos no Google Newsconcursos publicosSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.