MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Concurso da PM SP: é possível ingressar direto no Canil da Polícia Militar?

Está inscrito no concurso da PM SP (Polícia Militar de São Paulo) para soldado, ou se prepara para o próximo certame, e tem interesse em atuar no Canil da corporação? Entenda como funciona

Cabo da PM SP é condutora do cão policial Maximus
Cabo da PM SP é condutora do cão policial Maximus - Divulgação/Governo de SP
Mylena Lira

Mylena Lira

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 05/10/2023, às 22h17

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Está inscrito no concurso da PM SP (Polícia Militar de São Paulo) para soldado, ou se prepara para o próximo certame, que já conta com 2.700 vagas autorizadas, e tem interesse em ingressar no Canil da corporação? Nessa matéria, vai entender como funciona.

Primeiramente, é importante esclarecer que não é possível entrar na Polícia Militar de São Paulo e, imediatamente, ser designado para o Canil. Segundo a PM SP, é necessário ingressar nas carreiras policiais-militares para posteriormente, atendidas as condições necessárias, pleitear a movimentação interna.

Atualmente, o Canil da PM paulista conta com cerca de 290 animais em todo o Estado de São Paulo, a maioria deles na capital, servindo ao Batalhão de Polícia de Choque (BPChq). Esses cães são treinados de acordo com suas aptidões específicas, sendo direcionados para missões que envolvem:

  • busca de drogas
  • localização de explosivos
  • busca de pessoas desaparecidas

Somente no decorrer deste ano, os cães policiais já foram responsáveis pela localização de mais de 2 toneladas de drogas e cinco armas ilegais. Além disso, realizaram 38 varreduras em busca de explosivos e localizaram 26 pessoas.

+Concurso da Polícia Civil: nova lei aprovada acaba com nível médio para investigador

Seleção dos cães

Os cães que integram o Canil, obviamente, não prestam o concurso da PM SP. Existem três principais formas de entrada para reforçar o efetivo canino: compra, doação e criação própria de animais na maternidade mantida pelo Canil, que se baseia no selecionamento genético.

Durante a fase de adaptação, o Gabinete de Treinamento avalia as características dos animais, como comportamento, atividade, disposição para a caça e adaptabilidade a diferentes ambientes. Esse processo pode levar até dois anos e somente após esse período os cães estão aptos a serem utilizados nas operações policiais.

O cabo José Thiago de Oliveira, do Departamento de Cães Policiais, destaca que por volta do nono mês já é possível identificar as aptidões dos cães, permitindo um treinamento mais direcionado a partir do 12º mês de vida.

Recentemente, o BPChq adquiriu nove cães, sendo seis deles nascidos na República Tcheca. Esses cães estão atualmente em processo de treinamento para se tornarem parte integrante do serviço policial. Todos são das raças Pastor Alemão, Holandês e Belga Malinois.

+Pode prestar concurso público com nome sujo ou condenação criminal?

Conheça os cães policiais

Um exemplo notável de cão policial é Kazan, um Pastor Belga-Malinois com quatro anos de serviço na Polícia Militar de São Paulo. Sua vida é dedicada ao trabalho e, nos treinamentos, sua agilidade se destaca. Com um faro apurado e excelência na execução de proteção, Kazan é especializado na busca de explosivos, atuando em varreduras de locais suspeitos ou onde autoridades estarão presentes.

O que diferencia Kazan é sua qualidade genética. Nascido na Holanda e com pré-treinamento na Suíça, ele foi selecionado com base em sua alta performance, inteligência e agilidade. O cão responde rapidamente aos comandos de seu condutor, o sargento Paulo André Barbosa.

Outro cão de destaque é Maximus, um Labrador Retriever de seis anos que chegou ao Canil em 2017, por meio de uma doação. Especializado em varredura antibomba devido ao seu faro apurado, Maximus passa por treinamentos diários. Quando se aposentar do serviço policial, a cabo Ana Paula Jankauskas, sua condutora desde sua chegada ao Canil, vai adotá-lo e levá-lo para casa.

Infraestrutura do Canil

Para manter a saúde e o bem-estar de todos os cães policiais, o Canil conta com uma equipe de sete médicos veterinários e 18 auxiliares, que oferecem atendimento preventivo, avaliações regulares e cuidados em casos de emergência. Essa equipe de suporte não apenas atende aos cães da capital, mas também se desloca periodicamente para as outras 28 unidades de Canis da PM em todo o Estado.

Concurso da PM SP

Em andamento, o concurso da PM SP é destinado à contratação de 2.700 soldados de 2ª Classe. A prova objetiva foi aplicada em 17 de setembro pela Vunesp, banca organizadora do processo seletivo, que incluirá também as seguintes fases:

  • teste de aptidão física (TAF)
  • exames de saúde;
  • exames psicológicos;
  • investigação da conduta social, da reputação e da idoneidade; e
  • análise de documentos.

O TAF, de caráter eliminatório, será composto pelos seguintes exercícios:

  • teste de flexão e extensão de cotovelos (barra para homens e isometria na barra fixa para mulheres);
  • resistência abdominal (tipo remador);
  • corrida de 50 metros; e
  • corrida de 12 minutos.

Cada teste terá uma pontuação entre 20 e 100 pontos, e para ser considerado apto, o candidato deverá atingir no mínimo 20 pontos em cada um dos testes e um total de 201 pontos no somatório geral.

Atribuições do soldado de 2ª classe da PM SP

Conforme especificado no edital de abertura do concurso da PM SP, as atribuições do cargo de Soldado PM de 2ª Classe são: o policiamento ostensivo e a preservação da ordem pública, envolvendo a repressão imediata às infrações penais e administrativas e a aplicação da lei, nas diversas modalidades de policiamento.

É preciso sempre primar pela defesa da vida, da integridade física e da dignidade da pessoa humana, em conformidade com os princípios doutrinários de polícia comunitária, de direitos humanos e de gestão pela qualidade. Esse é o cargo inicial do Quadro de Praças da Polícia Militar de São Paulo.

+++O JC disponibiliza outras informações na página do concurso da PM SP.

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.