MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Concurso Nacional Unificado: mais da metade das vagas de nível superior não exige curso específico

Cerca de 60,3% das vagas de nível superior do Concurso Nacional Unificado não exigem uma graduação específica. Inscrições para o CNU estão abertas até a próxima sexta-feira (9)

Inscrições para o Concurso Nacional Unificado estão abertas até a próxima sexta-feira (9)
Inscrições para o Concurso Nacional Unificado estão abertas até a próxima sexta-feira (9) - Divulgação/JC Concursos
Pedro Miranda

Pedro Miranda

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 06/02/2024, às 20h39 - Atualizado em 08/02/2024, às 18h54

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Quem continua em dúvida se realiza inscrição no 'Enem dos Concursos' precisa considerar algumas questões importantes. Conforme um levantamento realizado pelo g1 com base nos oito editais do Concurso Nacional Unificado, das 5.948 oportunidades de nível superior, 3.587 (cerca de 60,3%) não exigem uma graduação específica. 

📲 Junte-se ao canal de notícias do JC Concursos no WhatsApp

Os salários variam de R$ 5,2 mil a R$ 22,9 mil, conforme a tabela divulgada. Algumas vagas têm especialidades descritas, enquanto outras requerem especialidade "em qualquer área de conhecimento".

No entanto, nenhuma das oportunidades listadas exige uma graduação específica. Em alguns casos, há a prova de títulos, onde diplomas de pós-graduação, mestrado e doutorado relacionados à especialidade serão considerados na nota final do candidato, podendo ser essenciais.

+ Concurso Nacional Unificado: saiba como se inscrever no 'Enem dos Concursos'

📑 Inscrições para o Concurso Nacional Unificado estão abertas até a próxima sexta-feira (9)

É importante observar que algumas vagas requerem experiência profissional na área, e o candidato que não apresentar a formação exigida não poderá tomar posse, conforme o ministério responsável. Portanto, é essencial verificar todos os requisitos do cargo antes de se inscrever.

Os candidatos que fizeram cursos de tecnólogos considerados de formação de nível superior também têm direito a concorrer às vagas do concurso que exigem esse nível de escolaridade, desde que o edital não especifique uma exigência de titulação específica.

As inscrições para o concurso estão abertas até a próxima sexta-feira (9), e os candidatos podem alterar o bloco e os cargos escolhidos até este dia, entre outras informações. As provas serão aplicadas no dia 5 de maio em 220 cidades brasileiras, conforme divulgado. A banca responsável pela organização é a Fundação Cesgranrio.

Além disso, do total de vagas de cada cargo, 5% serão reservadas para pessoas com deficiência (PCDs) e 20% para pessoas negras. Na Fundação Nacional do Índio (Funai), 30% das oportunidades serão destinadas para indígenas.

+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.