MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | youtube jc | Cursos Gratuitos

Confira a lista dos candidatos a presidente da República, seus partidos e números

Ao todo, são 12 candidatos ao cargo de chefe da nação. Saiba também qual é a função do presidente da República e para quando estão agendados os próximos debates

Lula e Bolsonaro lado a lado no primeiro debate eleitoral
Lula e Bolsonaro lado a lado no primeiro debate eleitoral - Divulgação
Mylena Lira

Mylena Lira

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 31/08/2022, às 14h31

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

No dia 2 de outubro, cerca de 155 milhões de brasileiros devem ir às urnas no 1º turno das eleições 2022 para escolher cinco representantes para os cargos de presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual (ou distrital). Ao todo, doze candidatos disputam o posto principal. Você sabe quais são eles? E qual é a função do presidente da República?

O presidente ocupa o maior cargo político, também chamado de chefe da nação. Portanto, desempenha um papel importantíssimo, não só em âmbito interno, realizando a gestão política e administrativa de questões essenciais para o desenvolvimento do país, mas também representa o Brasil internacionalmente e é responsável por dirigir a política externa.

Além de Bolsonaro (PL), que tenta a reeleição, e de Lula (PT), que busca seu terceiro mandato no Palácio do Planalto, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) registrou outras 10 candidaturas. Confira abaixo a relação completa e o respectivo número com o qual cada um pode ser votado daqui 32 dias:

  1. Ciro Gomes (PDT): 12
  2. Felipe D’Ávila (Novo): 30
  3. Jair Bolsonaro (PL): 22
  4. José Maria Eymael (DC): 27
  5. Léo Péricles (UP): 80
  6. Lula (PT): 13
  7. Pablo Marçal (Pros): 90
  8. Roberto Jefferson (PTB): 14
  9. Simone Tebet (MDB): 15
  10. Sofia Manzano (PCB): 21
  11. Soraya Thronicke (União): 44
  12. Vera Lucia (PSTU): 16

+Com nova escolaridade para técnico, concurso de nível médio para tribunais vai acabar?

Melhor colocado nas pesquisas eleitorais

Durante toda a corrida eleitoral, o petista Luiz Inácio Lula da Silva tem levado a melhor. Ele é o candidato à presidência com maior percentual de intenção de votos, conforme revelou todas as pesquisas realizadas até agora pelos diversos institutos.

O último levantamento Ipec, divulgado na segunda (29), mostra Lula com 44% da preferência dos eleitores. Bolsonaro figura em segundo lugar, como sempre, e desta vez com 32% das intenções de voto. Na sequência, aparecem Ciro (7%), Simone Tebet (3%) e Felipe d'Ávila (1%). Os demais não pontuaram.

A pesquisa foi feita um dia após os candidatos a presidente da República se enfrentaram no primeiro debate das eleições 2022, promovido no domingo (28) na TV Band. Segundo pesquisa qualitativa realizada pelo Datafolha com 60 pessoas em tempo real, Tebet foi a que se saiu melhor no debate e Bolsonaro foi o que teve o pior desempenho, principalmente após xingar a jornalista Vera Magalhães, da TV Cultura.

O próximo debate com os principais candidatos está agendado para o dia 24 de setembro e será realizado em conjunto pelo Estadão, SBT, CNN, Nova Brasil FM e a revista Veja. Cinco dias depois, em 29 de setembro, será a vez do debate da Globo.

+Confira temas discutidos por Lula e Bolsonaro no 1º debate; Auxílio Brasil foi um deles

Qual é o papel do presidente da República?

Com mandato de quatro anos, sendo permitida uma reeleição, o presidente da República é o chefe do Poder Executivo. A ele cabe dirigir a política interna e externa, além de nomear ministros de Estado responsáveis por coordenar a atuação do governo em áreas específicas.

Entre as atribuições do presidente estão:

  • sancionar, promulgar e fazer publicar as leis aprovadas no Congresso Nacional;
  • expedir decretos e regulamentos para execução dessas leis, quando for o caso;
  • expedir medidas provisórias (normas com força de lei que têm efeito imediato e não precisam passar pelo Congresso para começar a vigorar);
  • enviar ao Congresso projetos de lei sobre os temas aos quais compete a ele decidir, como a criação de universidades federais, de cargos e funções na administração federal ou criação e extinção de ministérios; e
  • tem a prerrogativa de vetar um projeto de lei aprovado no Congresso (em parte ou no todo, desde que justificado).

*com informações da Agência Brasil

+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.