MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Contrata SP promove Processo Seletivo com 300 vagas para pessoa com deficiência

A Prefeitura de São Paulo realizará a 15ª edição do Contrata SP – Pessoa com Deficiência, em comemoração aos 32 anos do Dia Nacional da Lei de Cotas

Pessoa em cadeira de rodas no Contrata SP
Pessoa em cadeira de rodas no Contrata SP - Divulgação
Mylena Lira

Mylena Lira

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 23/07/2023, às 16h30

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

A cidade de São Paulo está oferecendo uma grande oportunidade para profissionais com deficiência ingressarem no mercado de trabalho. A Prefeitura de São Paulo, em parceria com as secretarias municipais da Pessoa com Deficiência e do Desenvolvimento Econômico e Trabalho, realizará a 15ª edição do Contrata SP – Pessoa com Deficiência, em comemoração aos 32 anos do Dia Nacional da Lei de Cotas.

O evento acontecerá nesta segunda-feira, 24 de julho, na Praça das Artes, localizada no Vale do Anhangabaú, no centro da capital. Ao todo, serão disponibilizadas mais de 300 vagas de emprego nas áreas de comércio, serviços e saúde, em empresas conceituadas como Ultrafarma, Hospital Beneficência Portuguesa, Assaí Atacadista e Italac.

As oportunidades englobam diversos cargos, com destaque para posições como operador de loja, cobrador de transporte coletivo, técnico de enfermagem, auxiliar administrativo, entre outros. As vagas abrangem todos os níveis de escolaridade, e os salários variam entre R$ 660 (aprendiz) e R$ 3.900.

+Prêmio da Mega-Sena acumula mais uma vez; Veja valor para próximo sorteio

Programação e documentos necessários

Para participar do processo seletivo no dia do evento, os candidatos precisaram apresentar alguns documentos importantes, como RG, CPF, carteira de trabalho (que poderia ser a versão digital), cópias de currículo para contato com as empresas no local e o laudo médico com data válida.

Além das oportunidades de emprego, os participantes contaram com o apoio da equipe técnica da Fundação Paulistana da Prefeitura de São Paulo, que ofereceu oficinas sobre o mercado de trabalho, comportamento em entrevistas e a elaboração de um currículo adequado para conquistar uma vaga de emprego.

Confira a programação completa:

  • 9h30: Recepção e Café
  • 10h: Abertura Oficial – Celebração do 32º Aniversário da Lei de Cotas
  • 10h30: Painel Institucional
  • 11h45 às 11h50: Leitura da Carta
  • 11h50 às 12h: Encerramento
  • 12h às 12h50: Apresentação cultural com Leilah Moreno

As inscrições para o processo seletivo foram abertas na terça-feira, 18 de julho, e seguiram até o dia 20 de julho. Os interessados tiveram a oportunidade de se cadastrar através do Portal Cate, no link www.cate.prefeitura.sp.gov.br.

A equipe técnica do Cate - Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo foi responsável por realizar a pré-seleção dos candidatos, voltada especialmente para profissionais com deficiência e reabilitados do INSS.

+ALERTA DE GOLPE: 5 coisas que o programa Desenrola Brasil NÃO FAZ

Parceria

A ação teve a importante parceria da Câmara Paulista de Inclusão, um movimento de articulação social coordenado pelo Projeto de Inclusão da Pessoa com Deficiência da SRTE/SP (Superintendência Regional do Trabalho do Estado de São Paulo), contando com a participação de instituições governamentais e não-governamentais, públicas e privadas.

O objetivo do movimento é estimular os estudos, promover o debate e mobilizar para a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, em cumprimento à Lei de Cotas. Este ano, o tema do evento foi "Novos tempos, compromisso com avanços pela inclusão da pessoa com deficiência''.

A programação incluiu uma cerimônia em celebração ao 32º Aniversário da Lei de Cotas, transmitida pelo canal @camarapaulistadeinclusao9215 no Youtube. O evento contou com uma apresentação especial da cantora Leilah Moreno, que é diagnosticada com o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e integra o time da banda do programa Altas Horas, da TV Globo.

Lei de Cotas

A Lei de Cotas foi sancionada em 24 de agosto de 1991 e estabelece a obrigatoriedade de empresas com mais de 100 colaboradores contratarem profissionais com deficiência, respeitando um percentual que varia de 2 a 5%, de acordo com o número total de empregados. Essa legislação foi um importante marco legal para a equiparação de oportunidades e a inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.