MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Controle de velocidade? CET e Waze fazem parceria para monitorar trânsito em São Paulo

Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) fez uma parceria com o aplicativo de mobilidade Waze para monitorar o trânsito em São Paulo. Saiba mais

Carros durante engarrafamento
Carros durante engarrafamento - Divulgação - CET e Waze fazem parceria para monitorar trânsito
Jean Albuquerque

Jean Albuquerque

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 05/03/2023, às 12h19

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) fez uma parceria com o aplicativo de mobilidade Waze para monitorar o trânsito em São Paulo. Com isso, desde 3 de março, começou a ser disponibilizada informações sobre todos os 20 mil km de vias existentes na cidade. 

Além disso, a CET deixa de ter o compromisso de divulgar métricas de congestionamento com base na escolha das principais vias e corredores para mostrar ao público o número absoluto de lentidões identificadas em todas as ruas e avenidas da capital. 

A ação aumenta a transparência e a qualidade dos serviços prestados aos cidadãos por meio de um acordo de parceria entre as prefeituras e o aplicativo móvel Waze. Atualmente, a CET trabalha na divulgação de duas métricas de tráfego. 

A primeira, chamada Monitrans, é realizada desde a década de 1980 por meio da observação de rotas de combate, postos avançados, veículos, agentes e câmeras de vigilância; a tecnologia foi adotada em meados do ano, quando a empresa passou a utilizar o acesso ao banco de dados de aplicativos móveis.

O segundo, conhecido como Lentidão CET-Waze, foi adotado pela CET em meados de 2020, quando a empresa passou a utilizar o acesso ao banco de dados do aplicativo de mobilidade, graças à parceria estabelecida em 2016. 

+ Senado Federal lança cursos online gratuitos na área política. Saiba como se inscrever

Acordo de cooperação 

O CET assinou um Termo de Cooperação Técnica para Licença Cruzada de Conteúdo, com a Waze, por meio do programa Waze for Cities, ainda em 2016. A parceria possibilitou o aplicativo a monitorar as ruas de São Paulo e fornecer a Companhia acesso ao portal Traffic View e ao banco de dados gerado a partir da utilização dos usuários. 

A CET, no que lhe concerne, oferta ao aplicativo informações sobre eventos e bloqueios programados e significativos em tempo real. O serviço vem sendo aprimorado ao longo dos anos. 

Já, a partir de 2020, com a chegada da pandemia e a queda dos congestionamentos pela cidade, o Monitrans registrou zero quilômetro de congestionamento. Desde 2020, a companhia divulga à imprensa os índices de lentidão por meio do indicador CET-Waze, em uma planilha termal, com base nos 868 km monitorados pela Companhia. 

Saiba como consultar 

Para ter acesso aos dados de Lentidão CET-Waze com base nos 20 mil km de vias, os quais são disponibilizados de segunda a sexta-feira, exceto feriados e emendas de feriados, das 6h às 20h. O cidadão precisa acessar o site: www.cetsp.com.br.  

*Com informações da CET São Paulo 

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.