MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Correios: veja como está situação de déficit de servidores e expectativa de novos concursos

O concurso dos Correios é um dos certames mais esperados pelos concurseiros diante da quantidade vagas e benefícios. Durante a gestão Bolsonaro,

Correios: veja como está situação de déficit de servidores e expectativa de novos concursos
Divulgação
Victor Meira

Victor Meira

victor@jcconcursos.com.br

Publicado em 06/02/2023, às 13h25

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Conforme noticiado pelo JC Concursos, os Correios já estão discutindo e estudando um novo concurso público para preencher as vagas ociosas na estatal. Por enquanto, ainda não há novidades sobre os cargos a serem oferecidos e nem quantidade de cargos. 

Para o jornal Correio Braziliense, a empresa confirmou a intenção de fazer um novo concurso público. Mas o órgão depende de uma liberação do Ministério do Planejamento, pasta chefiada pela ministra Simone Tebet. 

Em junho de 2022, o então Ministério da Economia aprovou um novo limite de quadro de pessoal dos Correios. A portaria cita que o quadro total da companhia será composto por 94.598 servidores, sendo do 94.490 quadro permanente e 108 do quadro em extinção. 

+Focus: após crítica de Lula ao BC, mercado estima mais uma alta da inflação e mantém juros

Compete à Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos – Correios – gerenciar o seu quadro de pessoal próprio, praticando atos de gestão para contratar ou desligar empregados, desde que observado o limite estabelecido no Art. 1º, as dotações orçamentárias aprovadas para cada exercício, bem como as demais normas legais pertinentes”, diz o Art. 3º da Portaria.

Apesar da portaria, os Correios não revelaram a quantidade de vagas ociosas por meio do novo documento para divulgar a quantidade de vagas disponíveis na estatal. 

Vale mencionar que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva revogou, no dia 02 de janeiro, todos os processos de privatização que estavam sendo tocados pela gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro. Um desses processos é o dos Correios. 

Dessa forma, a expectativa de um novo concurso público para preencher o déficit de funcionários dos Correios, que variam desde desonerações até aposentadorias, aumentou em 2023. 

+Governo de SP sanciona lei de proteção à mulher em estabelecimentos comerciais

Quando foi o último concurso público dos Correios

O último concurso dos Correios foi realizado há seis anos, ou seja, em 2017. Na época, a ECT (Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos) publicou um edital para contratar 2 mil novos servidores, além de preencher cadastro reserva para futuras oportunidades. 

O processo seletivo foi destinado para carteiro e operador de triagem e transbordo (OTT), sendo que ambos os cargos pedem ensino médio completo. A seleção recebeu inscrições para lotação em 11 estados, incluindo São Paulo e Distrito Federal. 

Antes disso, o penúltimo concurso dos Correios foi realizado em 2011 para cargo de Agente de Correios, incluindo: Carteiro, Atendente Comercial e Operador de Triagem e Transbordo.

+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.