MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Crescimento econômico brasileiro surpreende no primeiro trimestre

Resultados do IBC-BR apontam crescimento robusto da economia brasileira no primeiro trimestre, superando expectativas. Economistas estão recalculando projeções para o PIB

Economistas estão recalculando projeções para o PIB do trimestre e para o ano todo
Economistas estão recalculando projeções para o PIB do trimestre e para o ano todo - Divulgação/JC Concursos
Pedro Miranda

Pedro Miranda

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 19/05/2023, às 18h57 - Atualizado às 19h28

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Economia brasileira registra crescimento no primeiro trimestre de 2023, de acordo com o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-BR), considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB). O índice apresentou um aumento de 2,41% em relação ao trimestre anterior, confirmando o crescimento econômico já registrado na última divulgação em fevereiro, que foi de 3,32%. Esses dados foram divulgados pelo Banco Central nesta sexta-feira (19).

Comparado ao primeiro trimestre de 2022, o indicador mostra um crescimento econômico de 3,87%. Já em relação aos últimos 12 meses até março, o IBC-BR aponta um crescimento da atividade econômica de 3,31%, impulsionado pelo volume elevado de serviços. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os serviços cresceram 1,1% em fevereiro, acumulando alta de 7,8% em 12 meses.

O IBC-BR de março é considerado o último grande indicador oficial do trimestre, incorporando a tendência dos meses anteriores, antes do próprio PIB ser divulgado pelo IBGE. O resultado do PIB do primeiro trimestre será divulgado pelo IBGE em 1º de junho. Em 2022, o PIB brasileiro totalizou R$ 9,9 trilhões em valores correntes, representando uma expansão de 5% em relação ao ano anterior.

+++ Governo federal anuncia reformulação da Carteira Nacional de Identidade

Economistas estão recalculando projeções para o PIB do trimestre e para o ano todo

Além disso, o Banco Central aumentou sua projeção de crescimento econômico para 2023 de 1% (estimativa feita em dezembro) para 1,2%, conforme divulgado no Relatório Trimestral de Inflação no final de março.

É importante ressaltar que os resultados do PIB e do IBC-BR são calculados de maneira um pouco diferente devido ao modelo de estimativa. Enquanto o IBGE leva em conta a demanda, o Banco Central considera estimativas da agropecuária, dos serviços, da indústria e do impacto dos impostos, mas não a demanda em si.

Economistas estão recalculando suas projeções para o PIB do trimestre e para o ano todo, considerando os dados mais recentes. O economista-chefe da corretora Ágora Investimentos, Dalton Gardimam, destacou à CNN que os números são impressionantes, mesmo considerando o aperto monetário e os juros reais altos. O varejo cresceu 0,8%, os serviços aumentaram 0,9% e a produção industrial teve um crescimento de 1,1% em março.

Diante dos resultados positivos, alguns economistas estimam um crescimento de cerca de 0,6% no primeiro trimestre em comparação com o trimestre anterior. O banco Inter afirma que o PIB do primeiro trimestre pode superar 1% e revisou sua projeção de crescimento para 2023 de 0,8% para 1,5%.

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.