Comissão da Câmara aprova projeto de lei que garante atendimento prioritário para criança e adolescente com deficiência ou doença crônica
A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que garante atendimento prioritário para crianças e adolescentes com deficiência ou doenças crônicas, complexas ou raras nos serviços de saúde, exceto em casos de emergência, conforme protocolos médicos estabelecidos.
O texto aprovado é uma versão modificada pelo deputado Dr. Zacharias Calil (União-GO) do Projeto de Lei 2559/21, originalmente proposto pelo ex-deputado Francisco Jr. (GO), juntamente com um projeto anexado. Essa modificação altera o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
📲 Junte-se ao canal de notícias do JC Concursos no WhatsApp
“Devemos lembrar que as crianças estão em uma fase crucial de desenvolvimento físico, mental e emocional. Além disso, as doenças crônicas nas crianças têm um impacto significativo também sobre suas famílias,” destacou o relator Dr. Zacharias Calil, à Agência Câmara de Notícias.
LEIA TAMBÉM
Francisco Jr., ao apresentar a proposta, argumentou que “a demora no atendimento pode agravar a condição de saúde de crianças e adolescentes.”
+ Veja quando começa nova rodada de pagamentos do Bolsa Família. Conheça data oficial
O projeto segue em tramitação conclusiva e ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Normalmente, um Projeto de Lei (PL) tramita na Câmara dos Deputados seguindo algumas etapas específicas. O processo de tramitação envolve várias fases, desde a apresentação do projeto até a sua eventual aprovação ou rejeição.
Dentre elas, estão a apresentação, o encaminhamento para uma ou mais comissões temáticas. A partir disso, cada comissão irá designar um relator que será responsável por elaborar um parecer sobre o projeto.
Logo após, o projeto é discutido e votado na comissão que está tramitando. Se aprovado, é encaminhado para a próxima comissão relacionada ao assunto. Após passar por todas as comissões, o projeto é encaminhado para o plenário da Câmara dos Deputados. Lá, os deputados discutem o projeto, apresentam emendas e votam sua aprovação ou rejeição.
Se o projeto for aprovado na Câmara, ele é encaminhado ao Senado Federal, onde passará pelas mesmas etapas de tramitação (comissões, parecer, discussão e votação). Caso o projeto seja aprovado tanto na Câmara dos Deputados quanto no Senado, ele é enviado ao presidente da República para sanção ou veto.
+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasilMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.