Comissão de Segurança Pública do Senado Federal aprovou, nesta terça-feira (5) projeto de lei que prevê que crimes de corrupção sejam imprescritíveis
Os crimes de corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro podem não ser mais prescritos, é o que prevê o Projeto de Lei 5.236/2020, aprovado nesta terça-feira (5) pela Comissão de Segurança Pública (CSP) do Senado Federal.
Após a aprovação, o projeto segue para apreciação da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa. A medida, que propõe alteração para os crimes mencionados, é de autoria do senador Marcos do Val (Podemos-ES).
+ Novo programa do governo pretende combater evasão escolar com bolsa poupança. Entenda
Conforme expresso no relatório apresentado pelo senador Esperidião Amin (PP-SC) e lido pelo senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS), a proposta de tornar imprescritíveis os crimes de corrupção ativa e passiva, bem como a lavagem de dinheiro, é considerada essencial para o Brasil.
LEIA TAMBÉM
Isso ocorre porque criminosos frequentemente se aproveitam da complexidade da legislação para adiar ao máximo o julgamento de seus casos, resultando em prescrições que ocorrem antes da emissão de uma sentença final.
Mourão enfatizou a gravidade da corrupção, destacando que esse crime acarreta enormes prejuízos aos cofres públicos e afeta diretamente a população. Ele ressaltou que a corrupção compromete a implementação de políticas em áreas cruciais como saúde, educação, segurança pública e outros setores.
Além disso, a lavagem de dinheiro confere uma aparência de legalidade a quantias provenientes não apenas da corrupção, mas também de uma variedade de outros crimes, como o tráfico de armas e drogas, bem como crimes contra o patrimônio.
A proposta de tornar esses crimes imprescritíveis visa a fortalecer o combate à corrupção e à lavagem de dinheiro, garantindo que os responsáveis por tais atos enfrentam as consequências de suas ações, independentemente do tempo decorrido desde a prática do crime.
+Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasilMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.