MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Cuidado ao consumir queijo ralado DESTAS marcas que estão com contaminação

ma pesquisa da Proteste revelou que várias marcas de queijo ralado estão contaminadas e fora dos padrões sanitários no Brasil. Descubra quais marcas apresentaram problemas com bactérias e excesso de sódio

Cuidado ao consumir queijo ralado DESTAS marcas que estão com contaminação
Freepik
Victor Meira

Victor Meira

victor@jcconcursos.com.br

Publicado em 28/06/2023, às 11h39

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Um estudo realizado pela Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, a Proteste, revelou que várias marcas de queijo ralado no Brasil estão fora do padrão estabelecido pelas autoridades sanitárias. Os pesquisadores encontraram queijos que continham quantidades de bactérias acima do permitido, além de níveis elevados de sódio em relação ao descrito na embalagem.

A pesquisa analisou um total de 49 marcas diferentes de queijo, divididas em categorias como queijo coalho, gorgonzola, processado (para fondue) e ralado. Os resultados revelaram problemas preocupantes em diversas marcas.

+IBGE divulga população atualizada no Brasil e número surpreende para baixo

A presença da bactéria Escherichia coli acima do permitido foi identificada nas marcas de queijo coalho Porto Alegre e SertaNorte, segundo o site Metrópoles. Em quantidades elevadas, essa bactéria pode causar complicações e problemas gastrointestinais, como diarreia. A Proteste já solicitou a retirada desses lotes dos pontos de venda junto aos órgãos competentes.

Além disso, foram encontrados queijos com níveis de sódio muito acima do permitido. As regulamentações no Brasil permitem apenas um acréscimo de 20% em relação ao valor declarado no rótulo.

+Pagamento do Bolsa Família: adicional de R$ 50 entra em vigor; veja quem recebe

Marcas que ultrapassaram o limite de sódio estabelecido

Entre as marcas analisadas, destacam-se aquelas que apresentaram níveis elevados de sódio. O queijo coalho Três Marias, por exemplo, tinha 159% a mais de sódio do que o declarado. Já o queijo ralado Gran Romano registrou um excesso de 76,6%. O gorgonzola Cruzília teve 94% a mais de sódio, e o queijo processado São Vicente apresentou um aumento de 36,3%.

Aqui está a lista completa das marcas de queijo que foram identificadas como tendo ultrapassado o limite de 20% de sódio acima do declarado:

  • Fondue: São Vicente (36,3%)
  • Gorgonzola: Cruzília (94%), Vigor (80%)
  • Coalho: Três Marias (159%), Godam (132%), Sol Brilhante (87%), Crioulo (67%), Puranata (61%), Scala (57%), Pedra Selada (56%), Tirolez (37%), Brasel (36%), Quatá (27%), Président (21%)
  • Queijo ralado: Gran Romano (76,6%), Regina (51,5%), Relíquia (44%), Gran Mestri (40,3%), Itambé (22,3%)

+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.