MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Dia da Mulher: saiba como e onde surgiu essa data, comemorada em 8 de março

O Dia da Mulher é uma data internacional, celebrado anualmente no dia 8 de março. Porém, nem sempre foi assim. Confira a origem dessa data

Mulher negra sorri
Mulher negra sorri - Divulgação
Mylena Lira

Mylena Lira

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 05/03/2023, às 19h09

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O Dia da Mulher é uma data internacional para celebrar a luta e a conquista dos direitos das mulheres ao longo da história. Ele é comemorado anualmente no dia 8 de março, mas como surgiu? Quem foram as pessoas envolvidas na criação desse dia e como ele se espalhou pelo mundo?

A origem da data remonta ao final do século XIX e início do século XX, um período marcado por intensas lutas por direitos sociais, políticos e econômicos em todo o mundo. Em 1908, nos Estados Unidos, ocorreu a primeira manifestação feminista, organizada por mulheres socialistas em Nova York, exigindo melhores condições de trabalho, direito ao voto e igualdade de salários.

Em 1910, a alemã Clara Zetkin propôs, durante a Segunda Conferência Internacional das Mulheres Socialistas em Copenhague, a criação de um dia internacional para as mulheres. O objetivo era chamar a atenção da sociedade para as questões de gênero e incentivar a luta por seus direitos.

O primeiro Dia Internacional da Mulher foi celebrado em 19 de março de 1911 em alguns países da Europa, incluindo Alemanha, Áustria, Dinamarca e Suíça. No entanto, a data foi posteriormente alterada para 8 de março, em homenagem às mulheres que morreram em um incêndio em uma fábrica em Nova York em 8 de março de 1908. Esse evento trágico foi um marco importante na luta pela melhoria das condições de trabalho das mulheres.

+Salários iguais para homens e mulheres: governo vai aumentar multa para as empresas

Expansão Global da data

Nos anos seguintes, a celebração do Dia da Mulher se espalhou pelo mundo, ganhando força em diferentes países. Durante a Primeira Guerra Mundial, o dia foi utilizado para promover a paz e a solidariedade entre as mulheres de diferentes nacionalidades que lutavam pela paz e pelos direitos humanos.

A partir da década de 1960, a luta feminista se intensificou e o Dia Internacional da Mulher se tornou um símbolo global da luta por direitos iguais. Hoje, é celebrado em todo o mundo com eventos e atividades que buscam promover a igualdade de gênero, a luta contra a violência e o assédio sexual, e o fortalecimento dos direitos das mulheres em todos os campos da sociedade.

+Novo RG: Estados têm novo prazo para emitir documento. Saiba qual

É feriado no Dia da Mulher?

Não é um feriado nacional no Brasil no Dia Internacional da Mulher. No entanto, em alguns estados e municípios, pode haver legislação local que permita a comemoração desse dia como feriado ou ponto facultativo para funcionários públicos. É importante verificar as leis locais para saber se a data é considerada um feriado ou não na sua região.

+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.