MenuJC Concursos
Busca
Notícias | | Aulas Grátis | Provas anteriores | Simulados | Empregos | Brasil

Dia Internacional do Jovem Trabalhador: saiba fazer a carteira de trabalho online

Quem busca o primeiro emprego pode conseguir a carteira de trabalho online em poucos minutos. Constituição Federal permite trabalhar a partir dos 14 anos na condição de aprendiz

MYLENA LIRA | REDACAO@JCCONCURSOS.COM.BR
Publicado em 24/04/2022, às 16h22

Carteira de trabalho online está disponível em aplicativo
Carteira de trabalho online está disponível em aplicativo - Divulgação
WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmail

Hoje, 24 de abril, é o Dia Internaconal do Jovem Trabalhador, data instituída a nível mundial para conscientizar sobre a importância da oferta de trabalho seguro, qualificado e agregador para a juventude, segundo o CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola). No Brasil, as principais formas legais de contratação de jovens são por meio da Lei do Estágio e da Lei de Aprendizagem. Quem busca o primeiro emprego pode conseguir a carteira de trabalho online, em poucos minutos, sem sair de casa.

Antes de explicar como ter acesso à versão digital do documento, vale ressaltar que a Constituição Federal proibe o "trabalho noturno, perigoso ou insalubre a menores de dezoito e de qualquer trabalho a menores de dezesseis anos, salvo na condição de aprendiz, a partir de quatorze anos". Portanto, é terminantemente vedado submeter jovens de 13 anos ou menos a qualquer atividade laboral. Até essa idade, devem se dedicar apenas aos estudos.

+Você sabe quais são os documentos digitais que já podem ser emitidos online? Conheça

A partir da faixa etária permitida, para acessar a carteira de trabalho online basta criar uma conta no Portal GOV.br e baixar o aplicativo da CTPS Digital, disponível para tablet e smartphone com sistema operacional Android ou iOS. Não há a necessidade de anexar documentação, pois a carteira é gerada automaticamente para todos que têm CPF ativo. Veja o passo a passo:

  • No computador ou no celular: acesse o portal Gov.br e busque por carteira de trabalho digital;
  • Depois clique em solicitar;
  • Por último, quero me cadastrar;
  • É necessário preencher os campos com os seus dados seguindo o passo a passo do próprio site;
  • Se o sistema informar que você já tem cadastro, volte para tela da senha de acesso, clique no botão: “Já tenho cadastro” e siga os passos;
  • Ao entrar no sistema e chegar na área do trabalhador, clique no card: “Carteira de trabalho digital”;
  • O sistema também dá a possibilidade do trabalhador verificar o seu histórico profissional;
  • O procedimento também poderá ser realizado pelo celular, ao baixar o app carteira de trabalho digital;
  • Na versão Mobile, você terá a possibilidade de receber notificações sobre as movimentações em seu contrato de trabalho.

Confira o vídeo explicativo do Ministério do Trabalho e Previdência:

Não precisa apresentar carteira de trabalho física

Ao passar em uma entrevista de emprego, basta informar que obteve a carteira de trabalho online e passar o número do CPF. O empregador vai inserir todas as informações do contrato no sistema eSocial (Cadastramento Inicial do Vínculo e Admissão/Ingresso de Trabalhador). Para conferir se a empresa cumpriu essa obrigação, é só consultar o contrato de trabalho no aplicativo da CTPS Digital. Caso identifique algum dado divergente (cargo, salário, etc.), peça para o empregador corrigir, enviando as informações corretas pelo eSocial.

+Com prêmio acumulado em R$ 36 milhões, qual é a probabilidade de ganhar na Mega-Sena?

Apesar de substituir a versão de papel, quem tem a carteira física deve guardar o documento porque ela pode ser usada para anotações do contrato em andamento. Empegos novos, porém, podem ser iniciados com a carteira de trabalho online.

+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.

Siga o JC Concursos no Google News e acompanhe nossos destaquesSociedadeBrasil

Comentários

Voltar ao topo

+Mais Lidas

JC Concursos, o seu Jornal dos Concursos de sempre. Imparcial, independente, completo.