MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Dinheiro Esquecido: ainda dá tempo de resgatar valores a receber; Veja como

O Sistema Valores a Receber, do Banco Central, foi aberto em fevereiro, mas ainda dá tempo de resgatar dinheiro esquecido em bancos. Ao todo, foram liberados R$ 6 bilhões

Mulher segura notas de cem e cinquenta reais
Mulher segura notas de cem e cinquenta reais - Divulgação
Mylena Lira

Mylena Lira

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 03/05/2023, às 18h30

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

A nova fase de liberação do Sistema Valores a Receber (SVR) pagará, ao todo, R$ 6 bilhões a cerca de 38 milhões de pessoas físicas e 2 milhões de pessoas jurídicas. Os saques começaram a ser efetuados o início de março e ainda dá tempo de quem não resgatou fazer o pedido. Contudo, nem todo mundo terá rios de dinheiro esquecido para reaver. 

Segundo o Banco Central, a grana ficará sempre guardada na instituição financeira credora à disposição do interessado. Não há prazo para fazer o pedido. O SVR permanecerá aberto para todos, sem interrupções programadas, para que cada um possa recuperar o dinheiro esquecido no sistema financeiro.

Desta vez, o SVR incluiu fontes de recursos esquecidos que não estavam nos lotes do ano passado. Foram acrescentadas contas de pagamento pré ou pós-paga encerradas, contas de registro mantidas por corretoras e distribuidoras encerradas e outros recursos disponíveis nas instituições para devolução. Além dessas fontes, o SVR engloba os seguintes valores, já disponíveis para saques em 2022:

  • contas-corrente ou poupança encerradas;
  • cotas de capital e rateio de sobras líquidas de ex-participantes de cooperativas de crédito;
  • recursos não procurados de grupos de consórcio encerrados; e
  • tarifas cobradas indevidamente; e parcelas ou despesas de operações de crédito cobradas indevidamente.

+Bolsonaro é alvo da Polícia Federal e tem celular apreendido após busca em sua casa

Como consultar os valores a receber?

O site oficial e o único para consultar a disponibilidade de eventual dinheiro esquecido é o https://valoresareceber.bcb.gov.br/. Também é nele que se consegue solicitar a devolução dos seus valores, da sua empresa ou de pessoas falecidas, se for o caso. O interessado em embolsar a grana deverá seguir o passo a passo indicado abaixo:

  • Faça login na sua conta Gov.br de nível prata ou ouro;
  • Acesse 'Meus Valores a Receber';
  • Leia e aceite o Termo de Ciência;
  • Confira os dados; e
  • Solicite o valor.

Cada pessoa terá apenas 30 minutos dentro do sistema. Esse tempo é suficiente para fazer tudo que precisa, mas fique atento ao reloginho no canto superior da tela para não ultrapassar. Haverá a opção de requisitar direto pelo sistema online e receber via Pix.

+Polícia Federal prende ajudantes de Bolsonaro; Ex-presidente é intimado a depor

Cuidado com golpes

O Banco Central alerta que os cidadãos devem ficar atentos aos possíveis golpes. Desde janeiro, os serviços de atendimento ao cidadão do órgão têm recebido volume quatro vezes maior que a média de consultas sobre mensagens falsas relacionadas ao SVR. Sites não oficiais informam que a pessoa tem quantia para sacar, mas pede que pague para conseguir ver em qual banco a grana está. 

Nesse caso, a orientação é para ignorar o conteúdo das mensagens e a não clicar em links. Esses links, informou o BC, roubam senhas em redes sociais e pode instalar vírus e programas espiões no celular do usuário. Além disso, a consulta só deve ser feita no site oficial, que não cobra qualquer pagamento para ter acesso aos valores devidos.

O órgão financeira também aconselha o correntista a ter cuidado com golpes de estelionatários que alegam fazer a intermediação para supostos resgates de valores esquecidos. A instituição reforça que:

  • O site oficial e único para requisitar o saque, em todos os casos, é o https://valoresareceber.bcb.gov.br;
  • Todos os serviços do Valores a Receber são totalmente gratuitos. NÃO faça qualquer tipo de pagamento para ter acesso aos valores;
  • O Banco Central NÃO envia links NEM entra em contato com você para tratar sobre valores a receber ou para confirmar seus dados pessoais;
  • Somente a instituição que aparece no Sistema de Valores a Receber é que pode te contatar e ela NUNCA vai pedir sua senha;
  • NÃO clique em links suspeitos enviados por e-mail, SMS, WhatsApp ou Telegram.

O BC também esclarece que apenas a instituição financeira que aparece na consulta do Sistema de Valores a Receber pode contactar o cidadão. O órgão pede que ninguém forneça senhas e esclarece que nenhuma pessoa está autorizada a fazer esse tipo de pedido.

+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.